Depois de três meses e meio de edital aberto, 63 inscrições cadastradas e 166 fotos concorrentes e o Prêmio FECAM de Fotografia, promovido pela Federação Catarinense de Municípios e patrocinado pela Oi, tem seus vencedores. A comissão julgadora formada por Bruno Rodrigues Gonzales, professor da Estácio de Sá; Gonzalo Charlier Pereira, executivo de Relações Institucionais da OI e diretor Intitucional da Associação Catarinense de imprensa; Ivan Luiz Giacomelli, professor da UFSC e Valmor Fritsche, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.
Na categoria amador o terceiro lugar ficou para Liliane Einsfeld, do município de Ouro, com a obra intitulada "De porteira aberta para o Capim". A fotografia que ficou em segundo lugar foi "Seu Jaime, pescador", de Suelennunes, do município de Balneário Camboriú. O primeiro lugar na categoria amador foi de Cláudia Pinz, de Florianópolis, com a fotografia "Fé em Santo Antônio". Já na categoria profissional a grande vencedora foi a foto "Mar de Ouro", do fotógrafo Rodrigo Rocha, do município de São Joaquim.
Além dos premiados, mais cinco fotos receberam Menções Honrosas pela qualidade apresentada. Na categoria amador as menções foram para as fotografias: "Paz e tranquilidade na represa Perimbó, de Larissa Lenz Santos e "Devoção a sua Santa", de Elis Faccini. Já na categoria profissional as menções foram para: "Beleza para ser vista", do fotógrafo Gilberto Viegas; "Abaixo de zero", de Onéris Lopes e "Balé Bolshoi", de James Tavaresa
O prêmio foi organizado pela Assessoria de Comunicação e de Turismo e Cultura da FECAM. A premiação será entregue no dia 25 de fevereiro, durante a abertura do XI Congresso Catarinense de Municípios, que ocorre no CentroSul, em Florianópolis.
Jurados:
- Bruno Rodrigues Gonzales
Fotógrafo. Graduado em Publicidade e Propaganda e sua pós-graduação em Estratégias em Propaganda. Mestrando em Ciências da Linguagem, é também professor de fotografia nos cursos de graduação de Jornalismo, Design de Moda e Publicidade, na faculdade Estácio de Sá.
- Gonzalo Charlier Pereira
Jornalista formado pela PUC/RS com especialização em Jornalismo Aplicado, pela Universidade de Navarra. Foi professor da Unisul e da Estácio de Sá, editor e chefe de reportagem da RBS TV e gestor da Eureka Soluções em Comunicação. Atualmente é Executivo de Relações Institucionais da OI. É diretor de Conteúdo da ADVB/SC e diretor Institucional da Associação Catarinense de Imprensa - ACI. Sua atuação é nas áreas de Comunicação corporativa; Relações institucionais; Relações públicas; Relações Governamentais; Comunicação integrada; Jornalismo; Comunicação; Marketing.
- Ivan Luiz Giacomelli
Professor e pesquisador da área de fotojornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. É mestre em Engenharia de Produção - área de concentração em Mídia e Conhecimento - e graduado em Jornalismo, ambos pela UFSC. Exerceu o jornalismo - foi repórter, repórter fotográfico, redator e editor - e a assessoria de imprensa antes de dedicar-se à docência. Tem trabalhos sobre fotojornalismo publicados em anais de congressos de comunicação e em revistas acadêmicas.
- Valmor Fritsche
Jornalista formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no ano de 1986. Como repórter e editor de Economia, trabalhou no Diário Catarinense, na sucursal de Florianópolis do Jornal de Santa Catarina, em A Notícia (ANCapital) e no extinto jornal O Estado. Tem experiência em assessoria de imprensa, área em que atuou no atendimento direto a diversas organizações públicas e privadas e à frente da agência Nova Imprensa, colaborando também na criação de uma dezena de publicações. Foi professor no curso de Comunicação Social na UFSC e na Faculdade Estácio de Sá de SC. Atualmente, é presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. É designer gráfico.
Deixe seu comentário