Ponte Hercílio Luz completa 82 anos
O mais belo cartão postal de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz, completa 82 anos nesta terça-feira (13). Construída para ser a "Ponte da Independência", afim de trazer nova opção de acesso à ilha de Santa Catarina, que não fosse por balsa, acabou sendo batizada com o nome de seu idealizador, o governador Hercílio Luz. Uma pessoa a frente de seu tempo, o governador Hercílio Luz faleceu antes que a ponte fosse concluída, contudo emprestou o nome à mais bela obra de engenharia, que impressiona quem chega e quem sai de Florianópolis todos os dias.A ponte pênsil, suspensa por um sistema de barras de olhal, tem 819 metros de cumprimento. A sua estrutura de aço pesa cerca de 5 mil toneladas.
Em 1982, devido a problemas em um dos olhais a ponte foi fechada pela primeira vez, sendo reaberta em 1988 para pedestres, bicicletas, motos e carroças. Em 4 de julho de 1991 foi interditada definitivamente. Por precaução foram retiradas cerca de 400 toneladas de piso asfáltico.
Atualmente, através do Departamento Estadual de Infra-estrutura, o governo do Estado de Santa Catarina está revitalizando a ponte Hercílio Luz com o objetivo de devolvê-la aos catarinenses com suas características originais. O cronograma das obras prevê que em 2010 ela estará apta a receber novamente o tráfego de veículos, sendo um instrumento auxiliar ao sistema viário da Grande Florianópolis.
O secretário de Estado da Infra-estrutura Mauro Mariani faz a seguinte comparação: "Se Paris tem a Torre Eiffel e Nova Iorque a Estátua da Liberdade, nós, catarinenses, temos a Ponte Hercílio Luz".
Nesta terça-feira, às 10h30min, o presidente do Deinfra, Engº Romualdo Theophanes de França Junior estará na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz para uma coletiva de imprensa sobre as obras de revitalização.
Deixe seu comentário