Segundo laudo, contaminação é quase três vezes maior que o permitido.

A coloração escura, o mau cheiro e a mortalidade de peixes verificados por moradores e turistas de Meia Praia, em Itapema, e de Perequê, em Porto Belo, foi causada por esgoto que saiu da estação de tratamento da Águas de Itapema. A confirmação é da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), que analisou amostras de água coletadas na região e avaliará quais medidas serão tomadas, ainda nesta semana.

O laudo foi concluído na quarta-feira (16) e indicou que a emissão de efluentes no Rio da Fita é quase três vezes maior do que o permitido pela legislação ambiental. "O tolerável é até 60 mg de efluente por litro de água. Nas amostras, nós encontramos 168 mg por litro", explicou o analista ambiental da Fatma, Anderson Atkinson da Cunha.
Segundo o especialista, nesta quinta-feira, (17) equipes da Fatma irão se reunir para avaliar quais as sanções que serão adotadas, com base nos resultados dos laudos.

"Nós vamos avaliar em conjunto o que faremos. Podemos emitir multa ou até mesmo embargar a estação de tratamento", explica Atkinson. De acordo com a Lei Estadual 14.675, de 2009, o valor cobrado por emissão inadequada de efluentes pode chegar a R$ 50 milhões.

Por telefone, a assessoria de imprensa da Águas de Itapema informou que a empresa ainda não recebeu o laudo da Fatma. Também destacou que a instituição não deve se pronunciar sobre o caso. A empresa já foi multada pela Secretaria de Meio Ambiente de Itapema, em R$ 575 mil.

De acordo com o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo, Paulo Emiliano de Carvalho, o problema é recorrente. Em dezembro de 2012, moradores e turistas perceberam o vazamento que voltou a ocorrer no dia 6 de janeiro de 2013. A mesma situação já foi registrada em outros anos.

Parte da faixa de areia da Meia Praia e da Praia de Perequê foi interditada. O problema começa no Rio da Fita, onde escoam os efluentes da estação de tratamento de esgoto e a água desemboca no Rio Perequê, que termina no mar e divide os dois municípios atingidos.