SC registra 68 municípios em Situação de Emergência devido a vendavais e enxurradas. Início de semana com tempo mais firme, com o retorno de chuva para boa parte do estado a partir de 4ª feira

Nesta segunda-feira (14), Santa Catarina registra 68 municípios em Situação de Emergência por causa dos eventos adversos ocorridos no Estado desde a última terça-feira (8). Destes, 65 estão incluídos no decreto estadual assinado pelo governador Luiz Henrique no dia 10 de setembro, por vendaval ou temporal. Os demais, Três Barras, Orleans e Meleiro, decretaram após esta data por enxurrada. Além das cidades com decretação, outras nove foram afetadas pelas chuvas da última semana, totalizando 77 municípios atingidos.

A BR-101, no sul de Santa Catarina, foi liberada totalmente para o trânsito de veículos no trecho entre os municípios de Araranguá e Maracajá. A rodovia estava bloqueada para carros de passeio desde a tarde de sábado (12), por causa da cheia do Rio Araranguá, cujo nível atingiu 3,14 metros, cobrindo completamente as pistas. O fluxo de caminhões já estava permitido desde ontem (13) à tarde.

A decisão de liberar completamente a BR-101 foi tomada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) às 6h de hoje (14), com a diminuição nas chuvas e a consequente redução do nível do rio. Mesmo assim, a PRF alerta os motoristas para dirigirem com atenção redobrada, porque ainda há bolsões d´água sobre a pista.

Segundo o último boletim da Defesa Civil, emitido ontem, havia 12.549 pessoas fora de suas residências – entre desabrigados e desalojados – em todo o estado, por causa do tornado que atingiu principalmente a região oeste na última segunda-feira (7) e pelas fortes chuvas que vinham castigando os catarinenses, com mais força no sul do estado. A previsão da Defesa Civil para os próximos dias é de melhora no tempo
 

Início de semana com tempo mais firme, com o retorno de chuva para boa parte do estado a partir de quarta-feira
 
A partir desta segunda-feira a maré no Litoral Sul diminui, facilitando o escoamento das águas nos rios das áreas alagadas. Hoje e nos próximos dias uma massa de ar com menos umidade no Sul do Brasil, diminui a nebulosidade e favorece a presença de sol em SC. Mas, a partir de quarta-feira, a chuva retorna para boa parte do estado devido a formação de áreas de instabilidade. Na sexta-feira uma nova frente fria passa por SC, provocando chuva com risco de temporal, descarga elétrica, queda de granizo e vento moderado a forte, com rajadas inensas. As temperaturas estarão em elevação com máximas chegando a 28ºC entre a terça e quarta-feira Atenção especial! Os últimos dois meses foram com chuvas frequentes e acima da média, padrão que se mantém nas primeiras semanas de setembro, mantendo o solo encharcado e extremamente vulnerável às chuvas mais significativas que podem ocorrer neste e nos próximos meses, levando a deslizamentos em SC, em especial no Litoral e Vale do Itajaí.