Essa proposta de sustentabilidade ambiental será um dos projetos expostos na Mostra Inova SENAI, que será realizada em Joinville de 26 a 30 de outubro.
Florianópolis, 29.09.2009 - Os rejeitos das indústrias de reciclagem de papel, cujo destino mais comum é o aterro, podem ter um destino mais nobre no futuro. A ideia de uma pesquisa desenvolvida por uma equipe do SENAI/SC em Blumenau é aproveitar o lodo residual na produção de artefatos de gesso. Essa proposta de sustentabilidade ambiental será um dos projetos expostos na Mostra Inova SENAI, que será realizada em Joinville de 26 a 30 de outubro.
Além de agregar valor ao descarte e evitar custos com armazenagem e transporte, a produção de compósitos de gesso ainda atenderá uma demanda de mercado por produtos ecologicamente corretos, expressa no conceito de Green Building (construção verde). "A ideia é substituir os recursos naturais utilizados na produção do gesso por fontes renováveis", explica o orientador Rodrigo Afonso de Bortoli, professor do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do SENAI/SC em Blumenau.
A pesquisa foi iniciada em julho. Até dezembro a equipe pretende concluí-la e confirmar a viabilidade técnica do uso dos rejeitos das indústrias. Embora o estudo ainda não possua caráter conclusivo, Bortoli lembra que o lodo industrial hoje já é utilizado em algumas indústrias de cerâmica na construção de telhas e tijolos, em substituição ao barro. "No nosso caso, queremos mostrar a possibilidade de usar o rejeito em produtos com maior valor agregado, como material de acabamento", conta. Na Mostra SENAI, a equipe de Blumenau apresentará os primeiros resultados laboratoriais e uma maquete, que utiliza o rejeito industrial em sua estrutura. "Pelos resultados que tivemos até agora em relação a manuseio e conformação, estamos muito satisfeitos", adianta. O projeto, que teve a colaboração do estudante Charles Leber, concorre na categoria Aluno.
O projeto de utilização de rejeitos da indústria de papel, juntamente com outras 17 boas ideias, serão apresentados ao público na etapa estadual da Mostra Inova SENAI, realizada entre os dias 26 e 30 de outubro, em Joinville. A mostra incentiva o desenvolvimento da atitude inovadora de alunos e docentes e promove o intercâmbio técnico-científico com a comunidade industrial.
Deixe seu comentário