O Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente espera receber até sexta-feira (31) a resposta de mais 200 municípios à pesquisa de avaliação das ações da Agenda 21 no Brasil.

A Coordenação do Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente espera receber até sexta-feira (31) a resposta de mais 200 municípios à pesquisa de avaliação das ações da Agenda 21 no Brasil, quando encerra o prazo para receber os questionários. O objetivo da pesquisa é disseminar as boas práticas de Agenda 21 e analisar formas para ampliar políticas para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

A pesquisa vai acompanhar os impactos da Agenda 21 na escola e na organização social dos municípios. Também serão analisadas a força da agenda para implementação de atividades econômicas sustentáveis, no fortalecimento de projetos governamentais ou não governamentais e na influência em políticas públicas.

A Coordenação do Programa Agenda 21 no MMA enviou, em maio, os questionários com 32 perguntas para os Fóruns de Agenda 21. O Ministério sugere que o questionário seja respondido preferencialmente de forma coletiva. Sem a possibilidade de reunião do Fórum, o instrumento pode ser respondido individualmente pelos coordenadores e secretários-executivos das Agendas 21 locais.

As melhores iniciativas de Agenda 21 serão compiladas na publicação Experiências de Agendas 21 Locais no Brasil e em um vídeo sobre os resultados alcançados em cinco municípios. A idéia é disseminar os bons exemplos para que possam ser aproveitados em outras cidades.

O MMA já identificou algumas boas práticas em Agenda 21. Em Marcelândia (MT), por exemplo, o índice de queimadas reduziu em 96% em 2008 em relação a 2006, bem como a elaboração de uma proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico municipal e a criação de Unidades de Conservação. Já no município de Alta Floresta (MT) acontece um grande trabalho de recuperação de áreas degradadas na bacia Mariana, além da elaboração de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.

O questionário está à disposição para download no site www.mma.gov.br/agenda21 e deve ser encaminhado até o dia 31 de julho para o email [email protected] ou para o endereço: Coordenação da Agenda 21 - Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9º Andar, Sala 916, CEP 70068-900, Brasília - DF. Informações: (61) 3317-1982/3317-1372.