Pesquisa aponta as características das startups catarinenses
-
(Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Polos com maior concentração do setor no Estado estão em Florianópolis, Blumenau e Joinville
Santa Catarina é o estado com maior densidade de startups no Brasil, segundo análise realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e pela empresa de consultoria Accenture. Para conhecer melhor esse universo, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae realizou uma pesquisa inédita com o objetivo de conhecer as características do setor no mercado catarinense.
Os polos com maior concentração de startups em Santa Catarina estão em Florianópolis, Blumenau e Joinville. Esses locais são referência em tecnologia, estando entre as dez regiões do Brasil com maior faturamento médio no setor. A Tecnologia da Informação (TI) representa 5,6% da economia do Estado e acumula uma receita de R$ 15,5 bilhões.
De acordo com o Panorama do Setor de Tecnologia em Santa Catarina, da Acate, mais de 12 mil empresas atuam na área. O Estado contribui para que a Região Sul seja a segunda maior do país no setor de TI, com 13,1% do mercado, segundo estudo da ABES Software referente a 2016.
Perfil dos participantes
As startups possuem operação enxuta, muitas vezes formada apenas pelos fundadores. Das pessoas que responderam à pesquisa, 70,97% são os sócios da empresa. Isso é reflexo também do perfil técnico apresentado pelos os fundadores de startups, que criam e executam as soluções.
O ambiente das startups é bastante masculino, como indica o resultado da questão de gênero da pesquisa, em que 79,03% responderam ser homens. A idade média dos respondentes é de 34 anos. Com o resultado da questão sobre escolaridade, é possível perceber que as startups catarinenses contam com profissionais de alto nível de formação. A pesquisa constatou que 79,03% dos respondentes possuem ensino superior, sendo a maioria com pós-graduação (33,87%).
Características das empresas
Nesta pesquisa, grande parte das startups catarinenses afirma prestar serviços de informação e TI. Do total de respondentes, 233 (75,16%) afirmam atuar com software e 64 (20,64%) com serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação em geral. Apenas 36 (11,61%) empresas selecionaram a opção hardware, que está associada a produtos. Além disso, 54 startups (17,41%) indicaram que prestam mais de um tipo de serviço.
Em relação ao tempo de empresa, 36,45% dos respondentes indicaram que o negócio tem menos de um ano. Esse dado mostra que o ecossistema catarinense está em plena atividade, com novas startups surgindo, mas também evidencia que essas empresas enfrentam o estágio inicial e delicado de inserção no mercado.
De acordo com o Sebrae Nacional, 23,4% das empresas fecham com menos de dois anos no Brasil. Em contrapartida, 48,39% das empresas participantes da pesquisa possuem entre dois e cinco anos de atividade, formando um ambiente de negócios mais maduro.
Investimentos
A captação de investimentos externos faz parte da realidade de poucas startups catarinenses - apenas 30,65%, segundo a pesquisa. O restante (69,35%) respondeu não ter recebido investimento até o momento. Esses dados vão ao encontro de informações divulgadas por outros estudos:
- 91,8% das startups têm como principal fonte de recursos o capital próprio dos sócios, de acordo com o censo da StartSe.
- Para 76,22% das startups, a fonte inicial de investimento no negócio foi as reservas pessoais dos sócios, conforme análise da ABStartups e Accenture.
A pesquisa
Para a realização da pesquisa foi utilizada como metodologia a aplicação de um questionário online com 15 questões. O levantamento teve como público-alvo empresas de tecnologia da informação de Santa Catarina. A pesquisa ficou disponível para preenchimento no período de 18 de julho a 1º de agosto de 2018. O universo considerado para esta pesquisa foi o das 329 startups mapeadas pela plataforma StartupSC e também registradas pela da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). No total, foram obtidas 425 respostas, das quais 310 são de empresas que se consideram startups.
O que é uma startup?
São negócios que lançam uma ideia inovadora, atuam em condições de grande incerteza e buscam se estabelecer no mercado com um modelo de negócios repetível e escalável. Para ser considerada startup, uma empresa não precisa necessariamente desenvolver um produto ou serviço online. Porém a maioria desses negócios tem como base a tecnologia.
Com informações da Agência Sebrae de Notícias.
Deixe seu comentário