Leonel Pavan assume governo e inaugura em Balneário Camboriú unidade regional pioneira em saúde.

O vice-governador Leonel Pavan assumiu interinamente o governo estadual no sábado (26/01) - devido a viagem oficial do governador Luiz Henrique - e na ocasião inaugurou a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Foz do Rio Itajaí, localizada em Balneário Camboriú.Na cerimônia, também foi entregue uma Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel).

Instalada na Rua Noruega, 669, no Bairro das Nações, no comando do 12º Batalhão da Policia Militar, esta Central do SAMU é pioneira por seu perfil integrado aos serviços de socorro da Secretaria de Estado da Segurança Pública. É a primeira do País a atender em conjunto com o setor de emergência da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros. Direcionando os casos clínicos para o SAMU e atuando em conjunto nos de trauma com o Corpo de Bombeiros, o objetivo é evitar a duplicidade no atendimento e desperdício de recursos, bem como dar apoio técnico à Polícia Militar nos casos de Saúde direcionados ao 190. A meta da Saúde é que esta prática seja, gradualmente, adotada em todos os SAMUs do Estado.

?É mais um passo na qualificação para nosso sistema de saúde que vem evoluindo a cada ano, graças ao esforço de nossa equipe técnica, comandada pelo secretário Dado Cherem, e da parceria que existe com os municípios e o governo federal ?, afirmou o governador em exercicio Leonel Pavan, logo após assumir o cargo. Pavan disse que voltará a região nesta semana para definir novas obras e convênios como a construção de um ginásio de esportes e eventos em Camboriú; a pavimentação final da SC ? 102 que liga o município à BR-101; e a construção de uma ponte ligando a periferia dos municípios de Balnerio Camboriu e Camboriú.

Luiz Henrique, em seu pronunciamento, garantiu o encaminhamento de diversos pleitos da prefeitura de Balneário Camboriú e anunciou que vai enviar novo projeto a Assembléia Legislativa para a municipalização do parque de eventos da Santur, às margens da BR-101, permitindo que o local possa ser concessionado à iniciativa privada para a construção,em parceria, de um novo e moderno Centro de Eventos. O governador licenciado também se comprometeu com a destinação de recursos públicos para a obra, caso seja necessário.

A Central de Regulação Foz do Rio Itajaí estará à serviço das populações de Balneário Camboriú, Bombinhas, Brusque, Camboriú, Guabiruba, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha, Piçarras, Porto Belo, Nova Trento e Major Gercino. Participaram do ato também os prefeitos de Balneário Camboriu, Rubens Spernau; e de Camboriú, Edson Olegário; além do representante do ministério da Saúde, Cloer Vescia Alves; do secretário regional de Itajaí, Dão Koedermann; do comandante geral da Policia Militar,coronel Eliésio da Silva; entre outras autoridades.