Parte de transcrição da caixa-preta de vôo da TAM ainda não foi entregue
Na reunião realizada neste sábado (16/02), em São Paulo, os parentes de vítimas do acidente aéreo que vitimou 199 pessoas, em julho do ano passado, reclamaram da ausência de 23 minutos da transcrição da conversa entre os tripulantes do avião da TAM que ficaram registrados em uma das duas caixas-pretas que foram enviadas para análise nos Estados Unidos.?O ferro-velho que foi para os Estados Unidos é uma farsa, comprovado hoje por dois órgãos de investigação da Europa, na França e na Alemanha, que, inclusive, estiveram no Brasil e pisaram na cena do crime?, afirmou Christophe Haddad, pai de Rebeca, uma das vítimas do acidente e primeiro secretário da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo TAM JJ3054 (Afavitam).
Em entrevista à imprensa, Haddad colocou em dúvida a seriedade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão brasileiro responsável pela investigação do acidente. ?O Cenipa já disse para a polícia que não há nada de relevante. Se o co-piloto e o comandante estavam combinando uma noitada numa pizzaria, deixa a gente ouvir. Quem vai dizer se é relevante ou não é a polícia?, reclamou. ?O que querem esconder das famílias??.
Segundo o diretor de polícia judiciária do Departamento de Polícia Judiciária da capital (Decap) Aldo Galeano Júnior, o principal problema das investigações, hoje, é o sumiço desses 23 minutos de gravação. ?Dizem que são irrelevantes. A postura da polícia e do Ministério Público é de que, se são irrelevantes, por que não se mostra??
Galeano preferiu não afirmar que possa haver uma fraude na postura do Cenipa ao não apresentar os 23 minutos de gravação que teriam sumido na transcrição da gravação. ?É leviano a gente concluir que pode ter havido fraude. Mas a partir do momento que não aparecem esses 23 minutos, cria-se uma suspeita?.
A expectativa de Galeano é de que essa parte das investigações, conduzida pela polícia, seja concluída entre maio e junho deste ano. ?Estamos dentro do cronograma, mas se tivermos que entrar com um mandado de segurança para obter isso no Supremo Tribunal de Justiça, isso retardará as investigações?. Segundo ele, o resultado das investigações, até o momento, aponta que a causa do acidente não é uma só. ?Temos indícios de várias causas?, afirma.
De acordo com Galeano, as investigações do acidente estão atualmente concentradas na questão do grooving (ranhuras na pista) e da resistência do asfalto da pista principal, onde ocorreu o acidente.
Para o promotor Mario Luiz Sarrubo, as investigações estão avançadas e há várias conclusões sobre as causas do acidente. ?Já sabemos algumas das situações que colaboraram para o acidente e que podem, ocasionalmente, acarretar uma responsabilidade criminal?.
Sarrubo ainda afirmou que a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, deverá prestar depoimento em Brasília, onde alega ter domicílio.
Abreu já foi convocada a depor em três oportunidades pela polícia civil paulista, mas não compareceu a nenhuma delas. Segundo o promotor, Abreu pode continuar a adiar o depoimento ?quantas vezes ela conseguir justificar?, mas acredita que, desta vez, a ex-diretora compareça à convocação.
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