Investimento de R$ 300 mil em reformas estruturais permitiu que o local fosse reaberto após dois anos sem visitação

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) reabrirá o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro para visitação pública, em cerimônia marcada para a próxima quinta-feira, 10, às 10h30. Localizado em Palhoça, o local oferece trilhas guiadas e a oportunidade de estar perto da natureza.

O investimento para a reabertura foi de R$ 300 mil. O Parque estava fechado há dois anos e teve as trilhas e o Centro de Visitantes reestruturados. Durante o passeio, o visitante receberá informações sobre a vegetação local, rica em bromélias e micro-orquídeas. Com sorte, poderá observar jacarés, antas, capivaras e pássaros nativos da região que vivem soltos no local. 

"O parque também abriga a casa açoriana, que tem mais de 200 anos e que leva o nome do criador da reserva, o padre Raulino Reitz. O espaço vai servir para educação ambiental, mostras e exposições que valorizem a cultura do local", explica o diretor de Proteção de Ecossistemas, Márcio Luiz Alves.

O Parque contará com uma equipe especial, multidisciplinar, que vai atuar na orientação e na formação de novos protetores do meio ambiente. O Instituto Çarakura, que venceu a licitação feita na metade do ano, deve retornar o trabalho com as escolas da região. O Parque estará aberto de quarta a domingo, das 13h às 19h, no horário de verão.