Esta é a segunda unidade do município e está instalada no bairro Jardim Eldorado

A Prefeitura de Palhoça inaugurou na tarde desta quarta-feira (29), o segundo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município. A cerimônia de inauguração ocorreu no bairro Jardim Eldorado e contou com a participação da comunidade, técnicos da pasta, o vice-prefeito, Nilson Espíndola e secretários. Entre eles, o de Assistência Social do Estado, Geraldo Cesar Althoff. O trabalho do Creas visa reduzir os danos provocados por qualquer tipo de agressividade, principalmente no âmbito familiar.

O prefeito Camilo Martins aproveitou para agradecer à Câmara de Vereadores que tem trabalhado em conjunto e votado com rapidez projetos importantes como esse. Ele também salientou a importância de expandir a rede de atendimento de um município em crescimento, como Palhoça. "Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços de assistência social e demais serviços públicos do município, os Creas oferecem informações, orientação jurídica, apoio às famílias, auxílio no acesso à documentação pessoal e estimulam a mobilização comunitária", explicou. 

Com profissionais assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, o novo centro vai atender, mensalmente, mais de 120 famílias e moradores da região que tenham seus direitos rompidos ou estejam em situação de risco social devido à violência. 

O local vai contar com seis grupos de profissionais, três do Serviço do Governo Federal de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, além de outras duas equipes que atenderão portadores de deficiência e idosos.

A secretária de Assistência de Social, Rosi Meri da Silva, ressaltou que a inauguração de mais um espaço como esse reforça a política de assistência social do município e evidencia o quanto os trabalhos também estão focados nesta direção social.

O novo Creas, com 220m², fica localizado à rua Lisanto, s/n, Jardim Palmeiras, Brejaru (ao lado do 16° Batalhão da Polícia Militar).