Pela primeira vez os jovens de comunidades carentes, que integram a orquestra, se apresentam em Noite de Gala, no CIC
Pela primeira vez os jovens de comunidades carentes, que integram a orquestra, se apresentam em Noite de Gala, no CIC
Levar a música erudita as diferentes cidades do Estado é o objetivo do projeto Circuito Catarinense de Orquestras 2008, que já passou por Fraiburgo, Blumenau, Chapecó, Lages, entre outros municípios, democratizando a cultura em apresentações públicas. O próximo encontro será nesta terça-feira (14), no CIC, em Florianópolis, quando os mais de 80 jovens da Orquestra Sinfônica das Comunidades (Oscom), se apresentam no Concerto de Gala.
A Oscom é formada por músicos com idades entre 8 e 18 anos, coordenados pelo maestro André Calibrina. Cerca de 200 jovens participam do projeto, que proporciona a crianças e adolescentes de baixa renda, acesso à formação musical, com conhecimentos práticos, teóricos, técnicos instrumentais e de canto. Composições de Mozart, Vivaldi, Chopin, entre outros serão interpretadas ao som de instrumentos de sopro, metal, madeira, cordas e percussão. As aulas são ministradas nas próprias comunidades e em cada uma é ensinado um instrumento diferente, além do ensino de canto coral.
Segundo o maestro Calibrina, ?o projeto proporciona uma nova realidade para os jovens carentes da capital e estimula a responsabilidade, além de melhorar a relação com os pais e a escola?. No último dia 8, o projeto recebeu por meio do Ministério da Cultura mais de R$456 mil para a manutenção da Orquestra Sinfônica das Comunidades.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e apoio do Funcultural, o Circuito Catarinense de Orquestras está em sua segunda edição e prevê apresentações em diversas regiões catarinenses até dezembro.
Sobre o maestro - André Calibrina iniciou seu trabalho musical com as comunidades de Florianópolis após chegar do Rio de Janeiro, em 1984, quando foi aprovado no concurso para tocar tuba na Banda da Aeronáutica. No final de 1999, quando assistia o ensaio da escola de samba Embaixada Copa Lord, percebeu uma de suas dirigentes passar com um grande grupo de crianças da comunidade do Mont Serrat. Surgiu então a idéia de levar o ensino musical aos morros da cidade, para envolver crianças e adolescentes num grande projeto artístico e social.
Serviço
O que: Apresentação Orquestra Sinfônica das Comunidades
Quando: terça-feira (14), às 20h30
Onde: Centro Integrado de Cultura ? CIC
Quanto: 1kg de alimento não perecível
Deixe seu comentário