Última apresentação do Femusc aconteceu no dia 30 de janeiro e já deixou as portas abertas para a edição do ano que vem

A 11ª edição do Festival de Música de Santa Catarina termina como a melhor em qualidade de ensino e musical nas apresentações, atraindo mais de 60 mil pessoas. Em 30 de janeiro, a última noite do festival na Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (SCAR) não consagrou ninguém acima da música. Em 2017, a "festa" volta a Jaraguá do Sul entre 15 e 28 de janeiro.

Mendelssohn e Tchaikovsky com certeza ficariam orgulhosos dos mestres e pupilos que subiram ao palco no encerramento do Femusc de 2016, tanto na Orquestra Sem Maestro quanto na Orquestra Sinfônica. Seja o carisma de Leon Spierer liderando a formação sem maestro no segundo e quarto movimentos da "Sinfonia no.4", o voluntarismo dos professores que se dispuseram a reforçar a Sinfônica na "Sinfonia no.5" ou a espontaneidade dos músicos ao fim do programa, tudo depõe a favor de posicionar o Femusc como expoente de um movimento da música latino-americana: olhar para si, fazer por si, crescer por si.

Já no fim do espetáculo, o majestoso quarto movimento da sinfonia de Tchaikovsky foi se tornando eletrizante, inclusive para o fagote da maestrina Catherine Larsen-Maguire, que uma semana antes regera a mesma orquestra, mas nessa noite voltou a compor naipe. Era um prenúncio de um fim próximo, e a promessa de um recomeço para 2017. Findo o concerto, aplausos devidos, não havia mais porque resistir: o sangue latino falou alto no pulsar da percussão, e as primeiras notas do "Tico-Tico no Fubá" soaram libertárias. Diziam: "somos o Femusc, somos a América Latina!".

Instituto Femusc homenageia alunos, professores e profissionais

Ainda antes do concerto, o Instituto Femusc prestou homenagem a alguns dos protagonistas do festival. O presidente do instituto, Hilton José da Veiga Faria, cumprimentou os presentes: "Hoje já podemos chamar nossa cidade de 'Jaraguá do Femusc'. Esse festival também forma alunos em programas como Femusckinho e no Femusc Jovem, e eles ficam aqui, isso é um grande orgulho". Com a presença do prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, a diretoria do instituto e os coordenadores do festival reconheceram o esforço de alunos, professores e profissionais, simbolizado por um grupo que recebeu troféus comemorativos.

Veja a lista de homenageados:

Professores Destaque:

Patrícia Perizollo (Femusckinho - Brasil)
Dietmar Wiedmann (Banda Sinfônica - Alemanha)

Alunas Destaque:

Haline David (Piano - Brasil)
Eve Ariana Matin (Harpa - Peru)

Professor Revelação:

Marcos dos Anjos (Tuba - Brasil)

Aluno Revelação:

João Domingos Santanna (Violão Clássico - Brasil)

O Femusc é uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Prefeitura de Jaraguá do Sul, Funcultural, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo de Santa Catarina, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura; patrocínio WEG, Tractebel Energia, Raízen; apoio Zanotti, Portonave, Duas Rodas, Eletrobras e Gomes da Costa; apoio institucional Sociedade Cultura Artística (SCAR), Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Fundação Cultural e Católica de Santa Catarina.

Informações sobre o Festival estão disponíveis em www.femusc.com.br.