Esta edição do evento que é realizado em Penha foi a maior de sua história. Programação contou com três shows nacionais gratuitos

A organização da Festa Nacional do Marisco confirmou que cerca de 50 mil pessoas passaram pelos pavilhões da vigésima edição durante quatro dias de evento. Com três shows nacionais gratuitos, rica gastronomia e apresentações musicais e culturais regionais, os organizadores concluem que o evento foi o maior da história.

"A gratuidade de todos os shows serviu justamente para elevar a economia da nossa cidade. Desde a maricultura, rede gastronômica, rede hoteleira, enfim, todas as categorias se beneficiaram com milhares de pessoas que vieram à Penha somente para a 20ª Festa Nacional do Marisco, a maior já organizada", define o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes.

Jeann e Julio, Zezé di Camargo e Luciano e a dupla Munhoz e Mariano animaram os visitantes nas noites de sexta, sábado e domingo. "O público lotou todos os setores da festa e participou ativamente para que a vigésima edição da festa ficasse cravada na história de Penha como a maior já realizada no município", agradeceu o prefeito.

O grande fluxo de visitantes teve reflexo positivo direto na gastronomia. Stella Duarte, proprietária de um stand gastronômico, registrou acréscimo de 40% nas vendas em comparação com a última edição. "Estou há seis anos com stand na festa e a desse ano foi maravilhosa. Tudo perfeito. Esse ano batemos recorde de vendas. ", avaliou. Ela comercializou petiscos de frutos do mar, paella, lambe-lambe e pastel massa caseira, além do tradicional marisco. "O que teve muita saída foi de marisco", acrescentou.

O consumo de mariscos também cresceu. Balanço da Associação de Maricultores de Penha (Amape), Cooperativa de Maricultores de Penha (Coopermape) e Secretaria de Agricultura e Pesca revala que o consumo de mexilhões na 20ª Festa Nacional do Marisco foi 33% maior em comparação com a última edição. Ao todo, 4 toneladas foram consumidas.

"Conseguimos realizar uma festa que agregou à cidade. Promovemos crescimento econômico e cultural, com milhares de visitantes conhecendo nossa riqueza gastronômica", citou o secretário de Turismo, Dorval Carvalho Gonçalves, o Duda. A segurança na festa também foi reforçada, com seguranças próprios e apoio direto da Polícia Civil e Polícia Militar, além do Corpo de Bombeiro Voluntário e Corpo de Bombeiro Militar.

RAINHA E PRINCESAS

Giulliana Chedid de Moreira Melo foi eleita a rainha da 20ª Festa Nacional do Marisco. Ao seu lado estão Bruna Gabriela dos Anjos (1ª princesa) e Gabriely Pires Valentim (2ª princesa) que venceram o concurso para a serem as soberanas do evento, em desfile realiza na noite de abertura, quinta-feira (4).