Na manhã desta quarta-feira (21), o governo do Estado lançou a Operação Verão 2019. A iniciativa congrega várias áreas do serviço público, como turismo, assistência social, segurança pública, entre outras, e visa garantir uma temporada tranquila e eficaz para turistas e moradores. 

O presidente da Casan, Adriano Zanotto, mostrou as principais ações para garantir o abastecimento de água e a segurança nas operações de esgoto. Na área de abastecimento, um dos avanços fundamentais para regularidade no abastecimento é a nova adutora da Grande Florianópolis, que entrou em funcionamento em dezembro do ano passado e aumentou o fornecimento de água para a Capital, São José e Biguaçu.

Outro avanço estrutural é o flocodecantador, equipamento de grande porte que desde o verão 2017 aumentou em 50% a capacidade de tratamento de água que abastece Florianópolis, So José, Biguaçu, Santo Amaro e Palhoça. "São investimentos e avanços implementados esse ano e também em anos anteriores que nos trazem mais segurança operacional para uma boa prestação de serviços", destaca.

Com recursos garantidos para manter a operação em 61 dos 295 municípios catarinenses, o governador Eduardo Pinho Moreira acredita que será um sucesso. "As experiências que tivemos no passado nos permitiram ter um Estado muito bem preparado em todos os setores. Os recursos estão garantidos, na ordem de 15 milhões de reais, e em caixa. Talvez seja a parte mais significativa", esclareceu.

Moreira também explicou que as informações trocadas com os futuros representantes do Estado, empossados em meio ao funcionamento da operação, vão fazer a diferença. "O Carlos Moisés é oriundo de uma força integrada neste processo de prevenção, feita pelo Corpo de Bombeiros, e conhece profundamente a operação veraneio. A presença da vice-governadora eleita Daniela Reinehr e também as conversas frequentes com eles permitem que setores vitais trabalhem plenamente", disse.

O presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cleverson Siewert, destacou que, além do crescimento do consumo e aumento da demanda de energia, entre dezembro e março, historicamente, são registrados os eventos climáticos que mais afetam o desempenho do fornecimento de energia. Por isso, a Celesc concentra esforços em três frentes: reforço do sistema, manutenção preventiva e ampliação do número de equipes para atendimento de emergências.

Estado preparado

Hoje o turismo representa 13% do PIB Catarinense e é imprescindível que os visitantes sejam bem recebidos. Por isto, pela primeira vez, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), irá disponibilizar aos visitantes uma cartilha com informações em Espanhol. A expectativa do secretário Tufi Michreff Neto é de crescimento no número de visitantes nesta temporada, chegando a 5 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, segundo dados da rede hoteleira, das companhias aéreas e Infraero. "Vai ser uma temporada fantástica. Nós estamos bem preparados, Santa Catarina tem bons índices na segurança pública, que é o principal item quando um turista vai escolher um local para visitar e temos essa preocupação de garantir que outros serviços públicos estejam adequados".