A ação fez parte da Operação Moeda Verde, que investiga a presença de uma organização criminosa presente nos poderes Executivos e Legislativo.

A Polícia Federal em Santa Catarina cumpriu cumprindo 30 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão temporária, em Florianópolis e  dois em Porto Alegre.

A ação fez parte da Operação Moeda Verde, da Delegacia de Combate a Crimes Ambientais e Contra o Patrimônio Histórico, que investiga a presença de uma organização criminosa presente nos poderes Executivo e Legislativo estaduais e municipal.

Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, foi constatado que órgãos ambientais facilitavam a construção de empreendimentos imobiliários no estado em troca de vantagens pessoais. Participaram da operação 170 policiais dos dois estados.

Os pedidos de prisão são para empresários e funcionários públicos, além de dois vereadores, que responderão pelos crimes de contra o meio ambiente, formação de quadrilha e contra a administração pública ? tráfico de influencia, corrupção ativa e corrupção passiva.

Foram detidos em Florianópolis, o vereador Juarez Silveira (sem partido) e seu chefe de gabinete, Itanoir Cláudio; os empresários, Gilson Junckes, Fernando Marcondes de Mattos, Amílcar Lebarbechon da Silveira, Aurélio Paladini Martins, Paulo Toniolo Júnior, Hélio Scheffel Chevarria e Percy Haensch; os servidores públicos, Rodrigo Bleyer Bazzo,
André Luiz Dadam ( ex-diretor da Fatma ),
Francisco Rzatki e Marcelo Vieira Nascimento ( Floram ), Aurélio de Castro Remor, secretário de Obras Públicas de Florianópolis, Rubens Bazzo (Susp)e Renato Juceli de Souza, secretário de Urbanismo e Serviços Públicos de Florianópolis; o  advogado Iran Wosgrau, a arquiteta, Margarida Emília Milani de Quadros.

A Polícia Federal não conseguiu o cumprir os mandados contra  Paulo Cezar Maciel da Silva, Sérgio de Almeida e Marcílio Guilherme Ávila, presidente da Santur, por estarem ausentes da cidade.

Os federais prenderam em Porto Alegre, os diretores do Grupo Habitasul, Fernando Soledade Habckost
e Pericles de Freitas Druck.