Metade do valor será utilizado na aquisição de equipamentos e tecnologia à longo prazo, a outra metade será usada para refinanciar dívidas

A Oi assinou na sexta-feira (18/12) um acordo de financiamento de longo prazo com o China Development Bank (CDB) no valor de US$ 1,2 bilhão. Metade do valor da nova linha de crédito será usada para refinanciar dívidas. Os outros 50% serão destinados à aquisição de tecnologia e equipamentos. A iniciativa é mais um movimento da companhia com foco na melhoria do seu perfil de endividamento e no aumento de sua produtividade.

A compra de tecnologia e equipamentos prevista no acordo será feita por meio de uma parceria estratégica que a Oi assinou em novembro com a Huawei. O acordo com a fabricante chinesa de equipamentos prevê o uso de novas tecnologias de big data e inteligência de negócios visando ampliar a eficiência nas operações, o retorno sobre os investimentos de rede e a eficácia nas ações de marketing, além de proporcionar uma experiência mais completa de relacionamento digital com os clientes.

"Ao longo dos últimos meses, mantivemos o foco da Oi em refinanciamento e pré-pagamento de dívidas. O acordo além de reforçar a parceria com o CDB permite à empresa captar recursos de longo prazo a custos competitivos e seguir implementando essa estratégia. Ao financiar a compra de equipamentos e serviços da Huawei, essa iniciativa também vai ao encontro do objetivo da companhia de viabilizar investimentos, mesmo diante do rígido controle de custos e otimização de CAPEX que a Oi vem colocando em prática",afirma Eduardo Ajuz, diretor de Tesouraria da Oi.

A parceria com a Huawei inclui ainda a modernização da rede móvel da Oi para a tecnologia Single RAN (Radio Access Network) nas redes 2G, 3G e 4G. O acordo também vai preparar a rede da Oi para a tecnologia 5G.