Programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura
A Oi abre nesta sexta-feira (11) a 13 ª edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2015/2016. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro, às 17h (horário de Brasília), no site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br). O programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura seguindo duas linhas distintas de seleção: uma nacional, contemplando iniciativas em todo o país, e outra voltada para a programação dos centros culturais do Oi Futuro, no Rio de Janeiro.
"A arte não para. Em todo o Brasil, independentemente do contexto econômico ou político, as pessoas continuam criando arte, consumindo arte e cultura e se reunindo, no mundo real ou virtual, para ver, ouvir e experimentar manifestações artísticas e culturais. E é por isso que a Oi não para de investir em cultura", diz Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro. "Com este edital, a Oi reafirma seu compromisso com a cultura brasileira e com a inovação, pois estamos sempre atrás de novas ideias, de propostas que nos surpreendam", completa
A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no Brasil, e há mais de dez anos o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados é uma das principais fontes de apoio à cultura no país. A escolha dos projetos conta com a participação de uma banca de seleção independente, com especialistas nas diversas modalidades artísticas e de origem regional variada, e envolve também a participação de profissionais do Oi Futuro e da Oi.
Conexão, interação e produção colaborativa
Com o slogan "A cultura não para", o edital deste ano busca estimular novas linguagens artísticas, apoiando criações que proponham e promovam o cruzamento entre arte, ciência e tecnologia, e a convergência de meios e de suportes. E reconhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira e democratizar acesso à cultura. Este ano, além de enfatizar o uso inovador da tecnologia nas suas variadas possibilidades, Oi e Oi Futuro buscam atrair iniciativas que incluam a conexão, interatividade e produção colaborativa de conteúdo.
Na linha de investimento Nacional, podem se inscrever iniciativas das categorias Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Dança, Intermídia (convergência de linguagens), Música e Tecnologia e Novas Mídias (criação de jogos eletrônicos e aplicativos culturais). Já para a programação dos centros culturais, as categorias previstas são: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música, Intermídia e Pensamento (seminários, encontros, conferências, palestras e debates).
O resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida. Desde sua primeira edição do edital de patrocínios da Oi, a seleção busca reconhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, democratizar acesso à cultura e fomentar a formação de plateias.
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.
Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém, no Rio de Janeiro, uma programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações.
O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.
Deixe seu comentário