Trabalho, inscrito pela Vila Germânica, foi agraciado pelo júri com o TOP ONE, que considera o melhor case entre os premiados

O case 'Oktoberfest: o sucesso, de volta às origens' - inscrito pela Vila Germânica - foi o grande vencedor da solenidade de premiação do Top de Marketing da ADVB SC 2015, na noite da última terça-feira (1), em Florianópolis. Foi agraciado pelo júri com o TOP ONE, que considera o melhor case entre os premiados. "Foi uma recompensa à toda equipe, desde as secretarias envolvidas na organização da Oktoberfest até patrocinadores e parceiros. Já tínhamos o reconhecimento do público, faltava apenas o do mercado", avalia Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo de Blumenau.

A complexidade da mudança e os bons resultados foram os principais aspectos observados pelo júri, formado por professores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre (RS), ao definir o TOP ONE. As mudanças foram significativas, abrangendo desde a qualidade dos serviços, a estrutura, os atrativos, a programação, a conduta em relação ao consumo excessivo de álcool e a limitação de público nos pavilhões. A gastronomia foi toda repaginada e inspirada em pratos genuinamente germânicos, adaptados ao paladar brasileiro. A cerveja passou a atender a rígida e antiga regra de produção intitulada Reinheitsgebot, que estipula que sua fabricação deve incluir apenas água, malte de cevada e lúpulo. Somada às estas modificações, o prefeito Napoleão Bernardes promulgou a lei do traje típico, permitindo o acesso gratuito de frequentadores com vestimentas típicas alemãs, de domingo a quarta - e 50% de desconto nas noites de quinta a sábado.

O novo perfil proporcionou a diversificação do público e a maior participação dos visitantes entre segunda e quinta-feira, incrementando a rede hoteleira e os restaurantes da cidade em dias até então ociosos. Em 2013 a Oktoberfest voltou a valorizar as tradições dos imigrantes e a difundir sua cultura, acolheu as famílias locais, aumentou o faturamento em patrocínios e bilheteria, proporcionou imagem positiva da cidade e do estado, gerou oportunidades de trabalho e renda e desenvolvimento para o município.

"O Top de Marketing e o TOP ONE consagram nosso esforço e retroalimentam os projetos dos próximos anos", sintetizou o secretário Ricardo Stodieck.