Desde o dia 1º de janeiro está em vigor o novo Código de Ética Odontológica, que atualiza e regulamenta os direitos e deveres dos Cirurgiões-Dentistas e de todos os profissionais que exercem atividades na área da Odontologia. Há mudanças importantes nas questões relacionadas à comunicação, aí incluídas tanto a propaganda de serviços e o contato com o cliente.

“Cirurgiões-dentistas de todo país participaram da discussão desse novo código que vai atender as necessidades dos profissionais e, principalmente, dos pacientes, garantindo que a categoria preste um serviço cada vez melhor a todos”, diz Élito Araújo, presidente do CRO-SC.

O novo código proíbe qualquer iniciativa oferecendo serviços odontológicos com o objetivo de aliciar pacientes. Também não é mais permitida a participação em programas de comercialização coletiva e a divulgação com finalidade mercantil através de cartões de desconto, mala direta via internet, sites promocionais, compras coletivas, telemarketing ativo, stands promocionais, caixas de som portáteis ou veículos automotores e plaqueteiros. Estão liberadas apenas entrevistas ou artigos com finalidade educativa.

Quanto à comunicação entre profissionais e clientes, a procuradora jurídica do CRO-SC, Kátia Regina dos Anjos, recomenda que os cirurgiões-dentistas informem por escrito tudo o que for relacionado ao tratamento. Desde orçamento, assim como material que será utilizado, condições de pagamento e evolução do processo terapêutico. “Esta medida pode evitar eventuais transtornos ou possíveis sanções”, alerta a advogada.