'Nossa preocupação é de que o governo direcione as políticas públicas para nossas demandas', diz José Walter Dresch, que assumiu seu segundo mandato como presidente
Na manhã desta sexta-feira (29) aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria gestão 2016/2020 da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc). A Agência Adjori de Jornalismo fez a cobertura.
José Walter Dresch assume seu segundo mandato a frente da Federação que foi fundada em 2 de julho de 1968 e hoje conta com 199 Sindicatos de Trabalhadores Rurais e 22 extensões de base, organizados, respectivamente, em 17 Associações Microrregionais.
Segundo Dresch a entidade sindical existe para fortalecer que ajudar na luta dos trabalhadores rurais: "A Federação tem uma história construída ao longo de sua existência. Para as famílias do meio rural o sindicalismo tem contribuído muito na busca de políticas públicas e na garantia de direitos conquistados pela agricultura familiar. Esse momento é importante, pois é a renovação de uma diretoria que assume os mesmos compromissos, de continuar defendendo os associados".
Nova diretoria da Fetaesc Foto: Louise Françõis/Agência Adjori SC
Estiveram presentes na ocasião representantes das federações de trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, além do secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, que em seu discurso agradeceu a entidade por seu esforço. "Reconheço a importância da Federação na luta pelos direitos da agricultura familiar e digo que a Secretaria de Agricultura está ao de vocês nessa luta".
Quanto à nova gestão Walter Dresch diz que a crise política no Brasil é um desafio: "O setor da agricultura e da pecuária é o que equilibra a balança comercial nesse momento de crise. Assim, temos uma grande preocupação de que o nosso governo direcione as políticas de acordo com a demanda e a necessidade desta agricultura. Não dá para participarmos da reforma, da discussão dos cortes econômicos em cima de questões que não nos competem, nós não somos devedores da conta e não vamos admitir perder direitos conquistados".
Santa Catarina com 1,3% do território nacional tem aproximadamente 190 mil propriedades rurais, destas cerca de 95% têm menos de 50 hectares, ou seja se enquadram na categoria "agricultura familiar" produzindo 71.3% de todo volume agrícola catarinense segundo dados do Censo Agropecuário. O setor emprega 2,1 milhões de pessoas que atuam nas mais diversas atividades agrícolas como: pecuária, extrativismo vegetal e pesca. Atualmente 1,06 milhão, ou 16%, da população de Santa Catarina vive no meio rural, sendo que a maior proporcionalidade esta na região oeste com 28%, seguido pela região sul 19%, serrana 18%, norte e vale do Itajaí com 12%.
A diretoria executiva eleita é composta:
Presidente: José Walter Dresch
Vice-Presidente: Adriano da Cunha
Secretário Geral: Luiz Sartor
1º Secretário: Liamar Michelmann Laffin
Tesoureiro Geral: Valdeci de Andrada Pereira
1º Tesoureiro: Edson Ricardo Rachadel
Coordenadora Estadual de Mulheres: Agnes Margareth Schipanski Weiwanko;
Coordenador Estadual de Jovens: Adriano Gelsleuchter
Coordenadora Estadual da Terceira Idade: Alice Rovaris da Silva
DIRETORIA SUPLENTE:
1º Suplente: Joel da Silveira Moura
2º Suplente: Celso Francisco Testolin
3º Suplente: Ledinho Curtarelli
4º Suplente: Vanderlei Zenaro
5º Suplente: Ana Paula Ribeiro Ramos Martinenghi
6º Suplente: Antoninho Rovaris
7º Suplente: Evando Boaroli
8º Suplente: Vanessa Talita Parissenti
9º Suplente: Lenice Beatriz Adamek
CONSELHO FISCAL EFETIVO:
Adriano Schurhoff
Marcio Schwanz
Salete Terezinha Delfino
CONSELHO FISCAL SUPLENTE:
Genuir Afonso Battistoni
Vilson Gilioli
Marli Maria Cenzi
Miguel Angelo Gobbi, presidente da Adjori/SC (Centro) com o presidente da Fetaesc e autoridades
Deixe seu comentário