Segundo Instituto do Meio Ambiente (IMA), número equivale a 93 dos 144 locais verificados. Em Florianópolis, estão aptos 56 dos 85 pontos avaliados

Relatório de balneabilidade das praias catarinenses divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta sexta-feira (8) apontou que 65,1% dos pontos analisados apresentaram condições ideais de banho. As coletas foram realizadas entre 4 e 8 de março. 

Em relação ao relatório anterior, seis pontos passaram da condição de próprio para impróprio e sete pontos passaram de impróprio para próprio. Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 56 estão adequados para banho, o que representa 65,9%. No restante do litoral, dos 144 pontos de coleta, em 93 recomenda-se o mergulho.

A avaliação é realizada levando em conta o número de bactérias presente na água. 

As coletas acontecem nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA alerta os banhistas para situação das placas que, frequentemente, são danificadas, vandalizadas, queimadas e até excluídas do local onde foram implantadas para informar a condição do ponto amostrado. Em caso de dúvidas, o recomendado é a consulta no site do Instituto. Moradores e turistas devem evitar o banho de mar por até 24 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações.