Museu em Lisboa promove mostra fotográfica sobre Niemeyer

Cem fotografias de trabalhos de Oscar Niemeyer captadas pelo fotógrafo brasileiro Leonardo Finotti ao longo do ano em que o arquiteto completou seu centenário de nascimento estão expostas a partir desta sexta-feira no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

A exposição "100 fotos, obras, anos de Oscar Niemeyer" mostra a obra de um dos maiores arquitetos do século 20. Niemeyer se formou no Brasil e trabalhou com um dos mestres incontestados da arquitetura, o suíço Le Corbusier.

A originalidade e a imaginação "radicais" do traço do arquiteto brasileiro o projetaram para o primeiro plano da arquitetura mundial, tornando-o um dos mais disputados arquitetos do século.

Entre os trabalhos fotografados estão a catedral e os palácios concebidos por Niemeyer para Brasília, o edifício da editora Mondadori em Milão e o prédio da ONU em Nova Iorque.

O fotógrafo Leonardo Finotti, de 31 anos, nasceu em Uberlândia (MG), onde se formou em Arquitetura e Urbanismo.

Além de Brasil e Portugal, Finotti já expôs na França, Alemanha, Rússia e China. Seu currículo inclui trabalhos com arquitetos de renome como Mendes da Rocha, Rem Koolhaas, Cecil Balmond, Álvaro Siza e John Pawson.