para o risco de temporais, granizo e ventos fortes do Oeste ao Litoral Sul catarinense, a partir da tarde de terça-feira (1º), com a entrada de uma frente fria no Estado, que avança pelo RS

O Departamento Estadual de Defesa Civil alerta para o risco de temporais, granizo e ventos fortes do Oeste ao Litoral Sul catarinense, a partir da tarde de terça-feira (1º), com a entrada de uma frente fria no Estado, que avança pelo Rio Grande do Sul. Além dos temporais, segundo a Epagri/Ciram, há o risco de descargas elétricas, principalmente em áreas próximas à divisa com estado gaúcho, e a previsão de um volume alto de chuva a partir de quinta-feira (3).

 

O tempo continua instável na quarta (2) com risco de temporais que se estendem para as demais áreas catarinenses. Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, na quinta-feira, a frente fria ganha e a chuva forte poderá totalizar volumes próximos de 100mm. Há risco de alagamentos e deslizamentos para alguns municípios do Oeste e Meio-oeste catarinense. No
decorrer de sexta-feira (4), o tempo melhora com aberturas de sol.

 

O diretor estadual do órgão, major Márcio Luiz Alves, ressalta que o alerta é uma medida preventiva, visando a segurança da população. "É importante avisar as pessoas dos riscos de desastres, para que elas possam se proteger e assim minimizar os efeitos de um evento", explica.

 

No caso de alagamentos é recomendado evitar contato com as águas, pois além de poder receber um choque elétrico, elas estão contaminadas, podendo causar graves doenças; e não dirigir em lugares alagados.

 

As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

 

Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.