Ministério da Saúde conta com vários parceiros em todo país para difundir mensagens sobre a nova doença

Para massificar as informações sobre a Influenza A (H1N1) no país, o Ministério da Saúde formaliza parcerias com diversas entidades governamentais e órgãos da iniciativa privada. Até o momento, já foram fechadas parcerias com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Banco do Brasil, a empresa de telefonia Vivo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e o Sistema CNT/SEST/SENAT, entre outros órgãos.

Todo esforço para difundir as mensagens sobre a nova gripe pelo país vem se somar ao início da nova campanha nacional de esclarecimentos sobre a doença estrelada pelo Dr. Bactéria. Os filmes e spots atuais reforçam informações sobre as formas de contágio, de transmissão e de tratamento da doença e atendem às necessidades identificadas em pesquisa realizada entre os dias 4 e 6 de julho, quando foram entrevistados 802 brasileiros. “Essas parcerias têm sido de extrema importância para que o Brasil consiga minimizar os efeitos da doença em todo o território nacional”, afirma Marcier Trombiere, chefe da Comunicação do Ministério da Saúde.

 

TRANSPORTE INTERESTADUAL – O MS vai intensificar a divulgação nas rádios com cobertura em estradas e regiões de fronteira com maior fluxo de caminhões e ônibus de passageiros. Uma parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) possibilitou a distribuição de material informativo em 13 postos onde há transporte rodoviário internacional e nas linhas de transporte interestadual de passageiros. Nessa mesma linha, haverá a distribuição de material informativo pela Secretaria Estadual de Saúde do RS aos profissionais e passageiros da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e pelo sistema CNT/SEST/SENAT aos profissionais do transporte de cargas.

Entre dos dias 23 e 25 de julho, quando ocorre a 20ª Festa do Caminhoneiro, em Guarulhos (SP), o MS montará um stand que servirá para distribuição de material gráfico específico sobre a Influenza A (H1N1). Nessa, que é a maior feira voltada para o público do transporte de cargas no país, profissionais de saúde orientarão os caminhoneiros sobre as principais formas de prevenção do vírus.

 

POLÍCIA RODOVIÁRIA – Um dos desafios do Ministério tem sido as regiões de fronteira do país, sobretudo em seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nessas localidades, o MS já havia fechado, em junho, uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal para divulgar material informativo sobre o vírus Influenza A (H1N1) nos 170 postos da PRF. O material está sendo distribuído pelos policiais federais durante abordagens de rotina aos veículos parados nos postos das rodovias desses seis estados, inclusive aqueles com grande fluxo de caminhões e ônibus com procedência das fronteiras do Mercosul.

Nos pontos de apoio das estradas, como restaurantes e postos de combustível, estão sendo fixados cartazes e distribuídos panfletos. Agora, nesta nova fase de enfrentamento do vírus, o Ministério disponibilizará mais 500 mil panfletos e 20 mil cartazes com informações mais recentes – como a mudança de protocolo, adotada desde a última semana.

 

NOS CELULARES E EXTRATOS – A empresa de telefonia Vivo enviará aos seus clientes as seguintes mensagens: “Saiba como se prevenir: www.saude.gov.br ou Disque Saúde 0800 61 1997. Uma dica da Vivo e do Ministério da Saúde” e “ Sintomas da Influenza A(H1N1)? Procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima. Uma dica da Vivo e do Ministério da Saúde”. Inicialmente, essa ação será em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Já o Banco do Brasil enviou mensagens sobre a influenza A nos extratos bancários de todos seus milhares de correntistas, no início de julho, para fortalecer o trabalho do Ministério.

Outra preocupação do MS é com a volta às aulas, depois das férias escolares de julho. O Ministério articulou, em parceria com o Ministério da Educação, uma série de ações de comunicação para manter professores e alunos informados sobre a gripe A (H1N1). Entre elas está a veiculação de dois capítulos do Vila Saúde, um programa de TV desenvolvido com linguagem apropriada para o público infanto-juvenil que vai ao ar na TV Escola. Haverá também a divulgação de conteúdo sobre a doença nos portais do Professor e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Além disso, serão publicados anúncios e informações sobre a doença na revista Nova Escola, voltada para professores e especialistas em ensino.

 

REDES SOCIAIS – Interessado em disseminar informações sobre a Influenza A também nas novas redes sociais (Orkut, Twitter, Youtube), o MS criou um perfil social. Com ele, já foram realizadas mais de 1.500 intervenções em 191 diferentes locais da internet, como blogs, sites de notícias e relacionamento. Na maior comunidade “Influenza A” do Orkut, com mais de 100 mil membros, o moderador se comunica constantemente, sanando dúvidas e interagindo com os internautas.

Desde o dia 25 de abril, o MS passou a realizar um atendimento personalizado aos cidadãos nessas redes sociais. Essa intervenção, feita de uma forma direta e eficaz, seguiu modelo realizado em 2008, com a Campanha Nacional de Vacinação contra Rubéola. Foram criados um hotsite, um blog e um canal de comunicação no estilo “Fale Conosco”. As respostas são personalizadas e baseadas em informações técnicas, elaboradas pelas equipes especializadas do ministério, de forma simples e direta, para facilitar o entendimento do internauta. Diariamente, toda a rede social da internet é monitorada, priorizando os principais meios de comunicação, como sites de notícias, blogs e sites de relacionamento.

 

CARTA DO MINISTRO – Durante o mês de junho, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, enviu uma carta a todas as 27 unidades dos Conselhos Regionais de Medicina, além do Conselho Federal de Medicina. No documento, o ministro pediu a colaboração de todos os profissionais de saúde do país. Além disso, ele ressaltou a importância de o profissional da saúde se manter informado e atualizado quanto às mudanças de protocolo e às modificações desse que é ainda um vírus novo para todos.

 

Levantamento de inserções na mídia realizadas até o momento:

Televisão aberta
545 inserções nas principais emissoras televisão aberta do país

Televisão por assinatura
409 inserções nas principais emissoras televisão por assinatura do país.

Rádio
10.987 inserções nas principais emissoras de rádio das 27 capitais e 2 emissoras jornalísticas com veiculação nacional

Televisão de plasma – Aeroportos
47.400 inserções nas televisões de plasma dos principais aeroportos do país.

Monitores Interativos – Aeroportos
244.400 inserções nos monitores dos aeroportos do país

Terminais de Auto-atendimento
1.908.000 inserções nos terminais de SP, RJ e ES.

Jornal
4 inserções nos dois principais jornais do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo
3 inserções nos 2 principais jornais das outras 23 capitais
124 inserções de jornal em toda a campanha

Links patrocinados
Foram mais de 6,1 milhões de impressões, o que gerou mais de 228.000 mil cliques, que corresponde a uma taxa de click de 3,72%

Messenger
Foram 300 milhões de impressões, o que gerou 205.932 mil cliques

Produção Influenza – Geral
Panfleto – 5.280.000
Cartaz – 500.000
Folder 2 dobras – 2.070.000
Folder com DSV – 1.500.000
Banner (só português) – 25
Banner trilingue (português, inglês e espanhol) – 90

Evento específico - Parada Gay
Folder – 1.000.000

Evento específico - Festival de Inverno de Brasília
Folder - 10.000

Parceria com a Polícia Rodoviária Federal – Comandos da Saúde
Cartaz – 26.000
Panfleto – 150.000
Banners – 200

Páginas oficiais nas redes sociais
www.youtube.com/msgripesuina
www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=10770038514992764886
http://twitter.com/msinfluenzaa