A conclusão da 10ª base dos aerogeradores do Parque III do Complexo Eólico Cerro Chato, que acontece hoje (14), representa um marco para as obras do empreendimento. Iniciadas há 45 dias, as fundações já consumiram cinco mil m³ de concreto e 500 toneladas de aço, o que daria para construir dez edifícios de 12 andares.
“A nossa expectativa é de que até o dia 5 de março estejam concluídas as primeiras 15 bases e já na segunda-feira de Carnaval, dia 7, comece a montagem das torres”, comemora o engenheiro da Eletrosul, Franklim Fabrício Lago, coordenador da implantação do complexo eólico. Para o diretor de Engenharia e Operação, Ronaldo dos Santos Custódio, “o atendimento just in time ao planejamento é reflexo da produtividade que temos conseguido com as frentes de trabalho. Nossa expectativa é de cumprimento do cronograma”, explica.
O complexo começa a receber a partir do dia 20 de fevereiro os primeiros equipamentos como pás e torres de concreto. As pás, cujo comprimento atinge 41 metros, foram fabricadas pelo Wobben na Alemanha e chegaram ao Brasil em janeiro deste ano, transportadas em um navio que utiliza a energia eólica como uma das formas de propulsão. Atualmente elas estão no Porto de Rio Grande, no RS, e seguirão por via rodoviária até Sant´Ana do Livramento, cidade na qual o Complexo está sendo construído.
Já as torres em concreto estão sendo fabricadas em Gravataí, também no Rio Grande do Sul e a entrega dos primeiros equipamentos – compostos por aerogeradores, torres, pás e acessórios – está exigindo uma logística especial, pois carretas farão o transporte dos materiais, extremamente grandes e pesados. Só para se ter uma idéia, a altura do aerogerador é de 149 metros – 108m de torre em concreto e 41m das pás. Cada pá pesa, em media, seis toneladas.
O transporte desses materiais será feito por caminhões especiais – num total de 2.300 viagens até o final dos trabalhos – que irão trafegar a uma velocidade média de 40Km/h. Para auxiliar na segurança e boa trafegabilidade do trânsito, em alguns casos os veículos serão acompanhados por batedores. A Eletrosul e a Wobben lembram aos motoristas que trafegam pela região que será necessária muita atenção durante o período em que durarem os trabalhos.
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