O Ministério do Esporte assegurou nesta segunda-feira (28) apoio financeiro à realização, em dezembro, em Santa Catarina e no Paraná, do Campeonato Mundial de Handebol Feminino. A garantia foi dada ao presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.
Pecos participou do encontro acompanhado pelo presidente da Paraná Esportes, Evandro Rogério Roman, e por Rinaldo Feitosa, representante da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). O valor do repasse não foi definido, mas o ministério já decidiu que vai designar um técnico para acompanhar todo o projeto do campeonato. No Ministério do Esporte, o grupo também pediu apoio para garantir infraestrutura necessária para abrigar a competição, que reunirá as 24 melhores equipes femininas do mundo na modalidade.
À tarde, Pecos manteve reuniões no Ministério do Turismo, na Embratur e no Ministério das Cidades, onde foi recebido pelo ex-presidente da Fesporte, Pedro Bastos, atual diretor do departamento de Apoio à Gestão Municipal e Territorial do ministério. “Foram reuniões proveitosas, que serviram para oficializar o evento junto ao governo federal, apresentar o projeto inicial e solicitar verbas necessárias para a realização do campeonato”, destacou o dirigente da Fesporte.
Primeira vistoria será no final do mês de março
O Mundial de Handebol será transmitido a mais de 100 países, e não haverá cobrança de ingresso para assistir às disputas nos ginásios. As 24 seleções serão divididas em quatro chaves, uma no Paraná e três em Santa Catarina. Na fase inicial, a Seleção Brasileira vai jogar no Estado vizinho. Depois, passará a atuar em Santa Catarina. A expectativa é que a equipe fique, pelo menos, entre as quatro melhores da competição. O jogo de abertura será no Paraná, provavelmente em Curitiba, entre Brasil e uma seleção ainda a ser sorteada. A final do campeonato deverá ser em Jaraguá do Sul, que hoje tem a arena com maior capacidade no Estado.
A primeira inspeção de representantes da Federação Internacional de Handebol está marcada para o período de 25 a 28 de março; a segunda será no mês de junho; e no dia 2 de julho ocorrerá o sorteio de grupos do campeonato. A atual campeã mundial é a Rússia, título conquistado em 2009, na China.
Deixe seu comentário