MÊS DAS NOIVAS O último 'check up' a caminho do altar.
No mês das noivas, especialista ensina como driblar a ansiedade, combater o estresse, cuidar da pele, regularizar o intestino e ainda investir em tratamentos para gordurinha localizada e rejuvenescimento para arrasarem no dia do casamento.
O sonho de toda mulher. Igreja lotada, flores por todos os lados, o coral cantando ao fundo, a dama de honra espalhando pétalas de rosas e em seguida, lá vem ela, a noiva, desfilando no tapete vermelho sob o holofote e olhares atentos dos convidados. Mas o que fazer para tornar este momento menos estressante? Conseguir
manter a calma e não tropeçar na entrada? Evitar acordar no dia com uma tremenda espinha na testa? Ou pior, ficar tão inchada que o zíper do vestido teime em não fechar?
Segundo a dermatologista e nutróloga Daniela Hueb (CRM-SP 96.027), de Bauru, interior de São Paulo, o segredo para "imortalizar" este momento é simples: basta preparar o seu organismo para o grande dia. "E tudo começa com a alimentação, uma vez que o cardápio balanceado ajuda a combater o estresse, cuidar da pele, domar a ansiedade e regularizar o intestino". Porém, não existem milagres, alerta da médica: "Não adianta cuidar apenas da alimentação se insistir em hábitos prejudiciais à saúde, como o tabagismo e alcoolismo e ainda deixar a academia de lado". Para ajudar as noivas a enfrentarem este momento tão importante, a especialista elaborou um pequeno manual de sobrevivência para todas as situações de risco.
Confira abaixo:
Combate ao Estresse:
Alimentos e bebidas indicados:
A água (2 a 3 litros por dia), os sucos de laranja, acerola e morango, frutas como a laranja, o guaraná e o açaí. Consumir também as verduras em geral e legumes como a beterraba (com alto teor glicemico e fornece energia com rapidez, evitando a fadiga física); os grãos integrais; oleaginosas; azeite de oliva; carnes magras e ovos.
Por quê?
Por conterem várias vitaminas (C, por exemplo), sais minerais (cálcio, zinco, selênio e cromo), proteínas e gorduras saudáveis (responsáveis pela formação de hormônios importantes, como o do crescimento e os sexuais) e carboidratos (alimentos energéticos). As vitaminas e sais minerais são antioxidantes e auxiliam tanto no combate ao estresse como também ao envelhecimento precoce e ajudam na imunidade celular.
Quantidade de Consumo:
Devem ser ingeridos diariamente e divididos em pelo menos cinco refeições, pois além do estresse, ajudam a preservar a saúde em geral. A recomendação está baseada numa dieta de 2.200 calorias, orientada a quem não pretende emagrecer.
Dicas:
Tomar levedura de cerveja todos os dias. Misture uma colher de sopa de levedura no suco. Ele ajuda a combater o desgaste físico e mental que o estresse produz
Consuma chás á base de tília, flores de laranja e menta de manhã e a noite para aliviar angústia e ansiedade.
Não abuse das gorduras saudáveis e das oleaginosas (azeite de oliva, azeitonas, amendoins, amêndoas, entre outras), pois são extremamente calóricas e facilitam o ganho de peso.
Substituições:
É natural que mulheres ansiosas e estressadas busquem refúgio em alimentos mais adocicados, como os chocolates. Entretanto, para não engordar, substitua os doces por outras sobremesas hipocalóricas, como o mousse de banana (congele a fruta bem madura por 8 horas e depois bata no liquidificador e depois adicione castanhas moídas) e abuse da gelatina diet e pudim diet, ambos fáceis de preparar e, além de saborosos, são encontrados em qualquer supermercado.
O que deve ser evitado:
Os açúcares, as gorduras saturadas (gordura animal, encontradas na carne e no leite integral) e trans (biscoitos, bolachas, chocolates, pipoca de microondas, pão francês e branco, lanches de fast-food), os refrigerantes e sucos artificiais e as bebidas alcoólicas.
Pele bonita e viçosa:
Alimentos e bebidas Indicados:
A água (2 a 3 litros por dia) e os sucos de acerola, abacaxi e limão. Frutas e vegetais amarelos e frutas como abacate (a polpa estimula a produção de colágeno). Verduras escuras, legumes como cenoura, grãos integrais, oleaginosas, azeite de oliva, carnes magras e ovos.
Por quê?
Por serem ricos em várias vitaminas e sais minerais, bem como em proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos. As vitaminas (A, B e C) são responsáveis por manterem a integridade e a resistência da pele e previnem o envelhecimento e a flacidez. Os sais minerais (zinco e o selênio) são antioxidantes. Já as proteínas, são matérias-primas para formar o colágeno e a sustentação da pele. As gorduras saudáveis (óleos vegetais) protegem a pele, através do suor, contra a desidratação. Pessoas com a pele oleosa não devem exagerar no consumo dessas gorduras.
Quantidade de Consumo:
Devem ser ingeridos diariamente e divididos em pelo menos cinco refeições, pois além da beleza da pele, ajudam a preservar a saúde geral. A recomendação está baseada numa dieta de 2.200 calorias, orientada a quem não pretende emagrecer.
Dicas:
O consumo de uma porção de 100g de salmão uma vez por semana contribui e muito para aumentar o viço da pele, assim como ingerir claras de ovos e gelatina diet diariamente. Consuma também o aspargo verde, pois ele é rico em ácido fólico, nutriente básico para a saúde da pele e dos cabelos.
Separe uma clara de ovo e aplique com um pincel no rosto e deixe agir por 5 minutos. Após o tempo estipulado, lave com água e passe um cubo de gelo (envolvido em uma gaze) em toda face. Trata-se de um cosmético barato e ajuda melhorar o viço e elasticidade da pele.
Evite exposições solares nos horários mais perigosos (entre 10hs e 16hs). Use diariamente filtro solar, cremes e loções de boa procedência. Lembre-se: tabagismo, alcoolismo e a desidratação colaboram para o envelhecimento cutâneo.
Substituições:
Ao invés de consumir refrigerantes, cafés e doces opte pelas barrinhas de cereais light, queijo brie e mariscos.
O que deve ser evitado:
Os açúcares, as gorduras saturadas (de origem animal, como a da carne e do leite integral) e trans (biscoitos, bolachas, chocolates, pipoca de microondas, pão francês e branco, lanches de fast-food), os refrigerantes e os sucos artificiais e
as bebidas alcoólicas.
Controle da ansiedade:
Alimentos e bebidas Indicados:
É aconselhável comer lentilha, feijão e grão de bico. Consumir nozes (2 ou 3 unidades) também é interessante, desde que moderadamente. Privilegie os alimentos ricos em carboidratos, proteínas e em vitamina E, como os óleos de girassol, milho, soja e germe de trigo.
Por quê?
Por conterem várias vitaminas do complexo B e E, sais minerais (cálcio, zinco, selênio, cromo), proteínas, aminoácidos e gorduras saudáveis (atuam na formação de hormônios importantes, como o do crescimento e os sexuais). Além disso, possuem carboidratos (alimentos energéticos) e o aminoácido triptofano, que ajuda a elevar
os níveis de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar.
Quantidade de Consumo:
Devem ser ingeridos de uma a duas vezes por semana em qualquer horário. Ou diariamente, mas com moderação. Além da ansiedade, eles ajudam a preservar a saúde em geral.
Dica:
A infusão preparada com flores de camomila, valeriana, flores de laranjeira e de menta é muito usada para atenuar a ansiedade e nervosismo.
Substituições:
Quanto aos carboidratos, prefira os naturais (frutas, legumes, grãos integrais) em vez dos refinados (açúcar, doces, pão branco, arroz branco).
O que deve ser evitado?
Bebidas estimulantes como o café, chá preto e as bebidas alcoólicas. Reduza também o consumo de açucares, gorduras saturadas (de origem animal, como a da carne e do leite integral) e trans (biscoitos, bolachas, chocolates, pipoca de microondas, pão francês e branco, lanches de fast-food) e os refrigerantes e sucos artificiais.
Regularização do funcionamento do intestino:
Alimentos e bebidas Indicados:
A água (2 a 3 litros por dia), suco de laranja no café da manhã e frutas como o abacate (rico em gordura monoinsaturada que lubrifica o intestino e as articulações). Dê preferência para verduras de folhas, como o agrião, alface e acelga. Grãos integrais, oleaginosas, azeite de oliva e a linhaça, um laxante suave. Priorize também a uva-passa, ameixas e tomate com sementes.
Por quê?
Por conterem fibras, elementos fundamentais para o bom funcionamento do intestino. As oleaginosas são ricas em selênio, cálcio e vitaminas do complexo B.
Quantidade de Consumo:
Devem ser ingeridos diariamente e pela manhã. Para potencializar o resultado, faça combinações de várias folhas verdes no almoço. Quando consumir as frutas, utilize a casca e o bagaço das mesmas que são ricos em fibras e eles estimulam o funcionamento do intestino através do aumento do bolo fecal.
Dicas:
Tomar um copo de água em jejum.
A refeição deve sempre ser colorida (rica em verduras e legumes) e é importante consumir uma ou duas porções de frutas por dia, não necessariamente após as refeições, como sobremesa.
À noite, deixe quatro ameixas de molho na água. No dia seguinte pela manhã, beba essa água ainda em jejum e depois coma as ameixas.
Deixe a linhaça de molho na água durante a noite e pela manhã, misture apenas os grãos no leite ou no suco e tome. Ele estimula o funcionamento do intestino.
Substituições:
Praticar atividade física, pois estimula os movimentos intestinais. Além disso, tente consumir de 8 a 10 copos de água por dia, pois as fibras são solúveis em água.
O que deve ser evitado:
Reduza o consumo de açucares, gorduras saturadas (de origem animal, como a da carne e do leite integral) e trans (biscoitos, bolachas, chocolates, pipoca de microondas, pão francês e branco, lanches de fast-food) os refrigerantes e sucos artificiais e as bebidas alcoólicas.
Tratamentos para dar um Up no visual:
Gordurinhas localizadas:
1- Carboxiterapia: através deste tratamento, injeta-se gás carbônico no local pré-definido e ele aumenta o aporte sangüíneo e "traumatiza" as células de gordura atenuando as celulites e os indesejáveis pneuzinhos. A recomendação é de no mínimo dez sessões, com freqüência de uma por semana;
2- Endermologia + Drenagem Linfática: atenua inchaços (edemas) e melhora a circulação, fatores considerados co-responsáveis pela celulite;
3- Radiofrequência + plasma: Recém- chegado no Brasil, além de melhorar a flacidez, em poucas semanas ele também acentua os contornos do corpo e da face. A base deste tratamento é o profundo aquecimento da pele, estimulando a produção de um novo colágeno e, ao mesmo tempo, destruindo aquelas fibras que puxam a pele para dentro formando os buraquinhos da celulite. Este tratamento também melhora as irregularidades da pele. As sessões devem respeitar o intervalo de quinze dias a um mês. É indolor e a recuperação é imediata.
Rejuvenescimento:
1- Luz intensa pulsada: é uma luz que ameniza manchas, vasinhos e estimula a produção de colágeno. Melhora a qualidade da pele;
2- Toxina botulínica: contrariando a opinião leiga, ela também se encaixa no quadro de tratamentos estéticos e não apenas um procedimento momentâneo. Após a oitava aplicação, o músculo enfraquece e diminui seu movimento usual e as rugas ficam atenuadas de forma praticamente definitiva. É bem indicado para rugas faciais, no
colo e pescoço para elevar o ângulo da boca e sobrancelhas. Pode-se aplicar também para tratamentos de dores de cabeça freqüentes e suor excessivo;
3- Ácido poli-L-láctico: é um produto injetável que pode ser aplicado no contorno facial, pescoço, "bigode chinês", colo e mãos. Ele restaura o volume e tem um efeito lifting. São realizadas de três a oito aplicações mensais. Trata-se de um tratamento que estimula a produção de um novo colágeno local. Seu efeito permanece, em média,
por dois anos;
4- Peelings seriados: São procedimentos menos agressivos realizados em consultórios médicos. De três a cinco sessões já é possível chegar a um bom resultado. A vantagem é que a paciente não precisa se afastar de suas atividades cotidianas. Este tratamento atenua manchas, linhas de expressão e melhora o viço da pele.
Sobre Daniela Hueb:
É médica graduada pela Universidade de Alfenas, com especialização em Clínica Médica na Santa Casa de Ribeirão Preto (SP); em Dermatologia pela Fundação Carlos Chagas (RJ); e Nutrologia pela USP de Ribeirão Preto (SP), especialidade médica voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais e orientação sobre alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade. Cursou também Medicina Estética na Argentina e nos Estados Unidos e foi chefe do Centro de Saúde de Piratininga (SP).
Hueb é ainda membro efetivo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Academia Brasileira de Dermatologia, Sociedade Francesa de Medicina Estética e Sociedade Médica Brasileira de Intradermoterapia. Também participa da Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento, Academia Americana de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Laser. Daniela Hueb é sócia-diretora da clínica médica integrada que leva o seu nome, especializada em diversos tipos de tratamentos, como acne, obesidade, celulite, cirurgia estética sem cicatrizes, peeling, entre outros.
d&a Comunicação (assessora de imprensa da dra. Daniela Hueb)
Joyce Matsushita - [email protected]
Katia Meireles - [email protected]
Tel: (11) 3585-0136/ (11) 8752-9111 ou (11) 9917-2801
Deixe seu comentário