Momentos de muita festa e de confraternização aguardam os participantes do Femusc – 8º Festival de Música de Santa Catarina neste sábado, 2, quando o evento chega ao fim após duas semanas de muita movimentação. A programação de encerramento começa cedo, logo às 10 horas, com a segunda edição do Zoológico Musical e do Concerto para Famílias, mas reserva atividades durante todo o dia e chega à apoteose com o Grande Concerto às 20h30, que vai reunir no palco do Centro Cultural de Jaraguá do Sul uma Mega Orquestra formada por 400 músicos.
Conforme o diretor executivo do Femusc, Fenísio Pires Júnior, será um dia inteiro de atividades. “O sucesso desta edição está assegurado. Tivemos lotação nos ambientes do Centro Cultural todos os dias da programação, e as apresentações na comunidade e fora de Jaraguá do Sul confirmam que o público já aguarda ansiosamente pelo evento”, afirma. Para garantir que todos possam acompanhar a programação, embora os ingressos já tenham esgotado com dois de antecedência, no concerto da noite haverá telões de alta qualidade localizados no Pequeno Teatro e no caminhão-palco da Stanford, fabricante de instrumentos musicais, instalado na área externa do Centro Cultural.
Roteiro com 4 encerramentos
A agenda que completa o Femusc está organizada em 4 momentos. Pela manhã, às 10 horas, ocorre a segunda edição do Zoológico Musical e na sequencia o Concerto para Famílias. Às 13h, será a vez dos alunos do Femusckinho apresentarem uma amostra do que aprenderam durante as duas semanas na colônia de férias musical, onde tiveram aulas de iniciação musical, flauta e cordas com acompanhamento de professores.
No meio da tarde, às 16h, quem se despede do público são os alunos dos projetos Serioso, Romanticismo e de Cordas. “É um trabalho muito intenso, que trabalha o potencial dos alunos e exige muita qualidade”, comenta o diretor artístico Alex Klein.
Na despedida da série Concertos de Sábado o programa apresenta “Quarteto n.10 - Op. 118” de Dmitri Shostakovich; “Quarteto em Fá Maior n.2 - Op. 77”, Franz Joseph Haydn; “Quarteto n.2 - Op. 36” de Benjamin Britten liderado por Richard Young e Projeto Serioso; e “Serenata para cordas” de Peter Tchaikovsky - Projeto Especial Romanticismo e as Cordas.
Fechando a programação, às 20h30 a série Grandes Concertos reúne no palco do Grande Teatro a Mega Orquestra do Femusc, formada por 400 músicos. O programa de encerramento terá a regência de Alex Klein e Catherine Larsen-Maguire, apresentando obras como “Marcha triunfal de Aída” (Giuseppe Verdi), “Adagietto” (Gustav Mahler), “Valsa das flores” (Peter Tchaikovsky); “Huapango” (José Moncayo), “Danças Infernal” (Igor Stravinsky); “Variações Enigma” (Edward Elgar); e finalizando o clássico “Tico-Tico no fubá” de Ernesto Nazareth.
Orquestra intergalática é atração para crianças e adultos
Na programação da manhã o destaque fica por conta da Sinfonietta composta por alunos do Femusc. Batizada de OSNI – Orquestra Sinfônica Não Identificada tem na regência o maestro argentino Norberto Garcia, e retorna ao palco para a série Concertos para Famílias.
Conforme Garcia, o espetáculo “O grande desConcerto do Femusc” promete garantir muitas emoções ao público. Na primeira parte do concerto, no dia 26, a nave teve o seu computador furtado por Tilinho, um menino travesso que vem do futuro para causar transtornos ao comandante. A grande confusão acontece porque o computador tem mais poder do que se imaginava, já que é responsável por manter a freqüência das órbitas dos planetas.
O concerto, que mistura música clássica e teatro, terá no programa as obras “Sinfonia n.9 – novo mundo”, de Antonin Dvorak, e “Aprendiz de feiticeiro”, de Paul Dukas. Norberto conta que as duas obras exigem o mais alto nível técnico dos músicos, mas foram eleitas para integrar o repertório dos Concertos para Famílias pelos próprios alunos do Femusc.
“Dvorak escreveu a peça após ficar fascinado com o novo mundo que encontrou em sua primeira viagem aos Estados Unidos, em meados de 1800. Ela é uma obra que tem influências do folclore checo, mas também tem inspiração nas músicas indígenas dos apaches. Já a obra de Dukas é mais conhecida do público, por ter sido tema do filme Fantasia, da Walt Disney. As duas prometem emocionar o público”, conta.
Programação 2 de fevereiro, sábado
*Sujeita a alterações
10h - Zoológico Musical / Local: SCAR – Grande Teatro / Programa: Demonstração de Instrumentos
10h30 - Concertos para Famílias / Local: SCAR – Grande Teatro / Programa: Norberto Garcia e Sinfonietta do FEMUSC - O Grande desConcerto do FEMUSC, Parte II - DUKAS, PAUL, O Aprendiz de Feiticeiro; DVORAK, ANTONIN, Sinfonia n. 9, "Ao Novo Mundo"
12h45 - Bon Appetit! / Local: SCAR - Restaurante Panorâmico / Programa: POULENC, FRANCIS, Sonata para Trompa, Trompete e Trombone
13h - Concertos para Famílias / Local: SCAR – Grande Teatro / Programa: Apresentação Femusckinho; Orquestra Filarmônica Femusc Jovem - MARQUEZ, ARTURO, Danzon n. 2
16h - Concertos de Sábado / Local: SCAR – Grande Teatro / Programa: SHOSTAKOVICH, DMITRI, Quarteto n.10 - Op. 118; HAYDN, FRANZ JOSEPH, Quarteto em Fá Maior n.2 - Op. 77; Richard Young e Projeto SERIOSO - BRITTEN, BENJAMIN, Quarteto n.2 - Op. 36; Projeto Especial Romanticismo e as Cordas - TCHAIKOVSKY, PETER, Serenata para Cordas
20h30 - Grandes Concertos / Local: SCAR – Grande Teatro / Programa: Orquestra Preparatória da Mega-Orquestra I / Orquestra Preparatória Mega-Orquestra II / Mega-Orquestra do FEMUSC - VERDI, GIUSEPPE, Marcha Triunfal de Aida; MAHLER, GUSTAV, Adagietto; TCHAIKOVSKY, PETER, Valsa das Flores; MONCAYO, JOSÉ PABLO, Huapango; STRAVINSKY, IGOR, Danças Infernal; Catherine Larsen-Maguire - ELGAR, EDWARD, Variações Enigma; Alex Klein - NAZARETH, ERNESTO, Tico-Tico no Fubá
O Femusc é uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Sociedade Cultura Artística (SCAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Tem o patrocínio da WEG, Tractebel Energia, Governo do Estado por meio do Funcultural, Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo a Cultura, Zanotti, Shell e Prefeitura de Jaraguá do Sul. Com apoio do Grupo Lunelli, Zanotti, Colcci, Celesc Distribuição. Duas Rodas, Urbano Agroindustrial e Consulado dos Estados Unidos no Brasil.
Deixe seu comentário