Luiz Henrique embarca no sábado (26) para uma viagem à França.
O governador Luiz Henrique embarca no sábado (26) para uma viagem à França, focada em intercâmbio de cultura e conhecimento, além de busca de investimentos e novos negócios para o Estado. A programação inclui palestra como convidado especial durante a Jornada Científica Inaugural do Centro de Microeletrônica de Gardanne, da École Supérieure des Mines de Saint-Etienne, localizado nos arredores de Marselha. Este evento contará com a participação de acadêmicos de vários países, inclusive seis ganhadores do prêmio Nobel de Física."É uma viagem rápida, pois descontado os dois dias de viagem, serão quatro dias apenas, dois em Paris e dois em Marselha", relata o secretário-executivo de Articulação Internacional, Vinicius Lummertz. O secretário ressalta a importância da participação de Santa Catarina no evento de Marselha, que é um fruto da instalação da École des Mines em Florianópolis. "Este centro se ocupa de projetos extremamente inovadores, realmente de ponta, como o chip de plástico e outras invenções na área de microeletrônica", diz.
Em Paris, um dos destaques será o encontro com a direção da Escola Nacional de Administração - uma das chamadas Grandes Escolas na França - tendo em vista intercâmbio, convênios e parcerias, inclusive uma possível
instalação da escola em Santa Catarina, a exemplo do Bolshoi e da Escola de Saint-Etienne. "É claro que este conhecimento interessa ao Estado, que quer e vai transformar-se não apenas em exportador de mercadorias de
qualidade, mas também de cultura e conhecimento", prossegue Vinícius.
Ainda em Paris, com o Ministério da Cultura, será discutida a construção do Centro Cultural da França, em Florianópolis, com projeto a cargo de um dos expoentes da arquitetura francesa. O prédio abrigará também a Aliança Francesa e será doado pelo ministério.
Participam também da missão, orientada para o estabelecimento de relações, captação de investimentos e tecnologia, o secretário da Comunicação, Derly Massaud de Anunciação; e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc), Diomário Queiroz.
Deixe seu comentário