O reitor da UFSC, Álvaro Prata, agradeceu o empenho do governador para contribuir com o processo de interiorização da instituição de ensino superior

O governador Luiz Henrique prestigiou nesta segunda-feira (10) a inauguração do primeiro prédio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no campus instalado no município de Araranguá, no Sul do Estado. Trata-se da primeira unidade da universidade fora de Florianópolis e que abriu 100 vagas do curso de Tecnologia da Informação. "Eu era calouro na faculdade de Direito em 1960 quando foi instalada a UFSC em Florianópolis, que virou outra cidade cinco anos depois. Tenho certeza que daqui cinco anos vamos poder medir o grande surto de desenvolvimento que Araranguá vai vivenciar após a instalação da universidade", disse o governador.

 

Durante seu pronunciamento, Luiz Henrique lembrou a instalação, realizada em 3 de maio de 2003, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá e do Conselho de Desenvolvimento Regional. "A partir desta instalação, a cidade passou a ter aqui mesmo as condições de decidir e executar as obras para o seu desenvolvimento", observou ele.

 

O reitor da UFSC, Álvaro Prata, agradeceu o empenho do governador para contribuir com o processo de interiorização da instituição de ensino superior. "Semana passada estivemos tratando da implantação do campus de Joinville e Curitibanos, e hoje estamos juntos aqui", disse Prata, lembrando a importância de oferecer mais vagas no ensino superior do País.
Segundo ele, enquanto no Brasil apenas 13% da população entre 18 e 24 anos está matriculada numa universidade, países como a Argentina contam com 30% de seus jovens na faculdade e 85% dos jovens na Coréia estão fazendo curso superior.

 

A senadora Ideli Salvatti destacou o empenho do presidente Lula e de todos os parceiros que viabilizaram a instalação do campus universitário. O deputado federal Jorge Boeira recebeu uma homenagem dos representantes da universidade por sua contribuição no processo de instalação do novo campus, iniciada no ano 2000 e passando pelas gestões dos diversos reitores da instituição de ensino superior.

 

Acompanharam a solenidade de inauguração dezenas de autoridade e lideranças da região Sul, como o prefeito municipal de Araranguá, Mariano Mazzuco e o deputado federal Acélio Casagrande, além dos deputados estaduais Manoel Motta e José Paulo Serafim, os secretários Heriberto Schmidt (desenvolvimento regional); Paulo Bauer (Educação); Ronaldo Benedet (Segurança Pública); Altair Guidi (Planejamento).