Luiz Henrique decreta Situação de Emergência nos municípios atingidos por vendaval no Estado

O governador Luiz Henrique assinou, nesta quarta-feira (9), o decreto de Situação de Emergência em função dos estragos causados pelo desastre que assolou dezenas de municípios de SC na madrugada de terça-feira (8). O governador encaminhará o decreto a Brasília acompanhado de um relatório com a avaliação dos danos provocados pelas fortes chuvas. Luiz Henrique vai manter contato com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima,para solicitar a liberação imediata de recursos federais para o socorro e assistência às vítimas.

Luiz Henrique recebeu no final da manhã desta quarta-feira a visita da secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, que veio ao Estado para acompanhar a dimensão do vendaval. Em companhia de Ivone Valente e do secretário estadual da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, e do secretário da Educação, Paulo Bauer, o governador rumou de avião no início da tarde para o Oeste, mas por falta de teto a aeronave teve de retornar à Capital.

O governador ressaltou que o atendimento às vítimas na região mais atingida foi imediato, com o deslocamento do secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, João Carlos Grando, para o município de Guaraciaba, onde um tornado provocou a morte de quatro pessoas e ferimentos em mais de uma centena de moradores. "O secretário montou um quartel general e já comprou telhas, lona para cobrir as casas e está lá com a equipe da Defesa Civil que foi enviada para atendimento aos nossos irmãos catarinenses, vitimados mais uma vez por uma catástrofe climática", disse o governador. Segundo ele, a equipe viajou por terra.

De acordo com o governador, a primeira-dama Ivete Appel da Silveira, presidente da Fundação Nova Vida, está providenciando o envio de roupas e agasalhos para suprir as necessidades dos flagelados pelo vendaval. "Estamos atuando para atenuar ao máximo o sofrimento das pessoas", enfatizou. Luiz Henrique agradeceu o apoio da Defesa Civil Nacional, que encaminhou 10 mil cestas básicas para os atingidos e que estão armazenadas no município de Herval do Oeste para serem destinadas aos municípios mais atingidos.

Conforme com o major Márcio Luiz Alves, a necessidade imediata do Estado é de pelo menos cinco mil colchões e entre 400 e 500 mil telhas de fibrocimento para atender a população que teve suas casas devastadas pelos efeitos das intempéries.

No relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 18 horas desta quarta-feira (9), foram registradas ocorrências em 64 municípios catarinenses. Segundo o relatório, enquanto o município de Guaraciaba decretou Estado de Calamidade Pública, são 32 os municípios que já decretaram Situação de Emergência: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupa, Shroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Regis, Ouro Verde, Passos Mais, Rio das Antas, São Bernardino, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Formosa do Sul, Água Doce, Galvão, Irani, São José do Cedro, Barra Velha, Calmon, Coronel Martins, Itaiopolis, Santa Terezinha, Jupia, Quilombo, Salto Veloso e Ponte Serrada.