Luiz Henrique encerra agenda na França anunciando acordo para criação de escola binacional de administração pública
O governador Luiz Henrique encerrou na tarde desta quarta-feira (30/01) a missão à França, reunindo-se em Paris com diretores da Ecole Nationale D'Administration (ENA), com quem delineou acordo para criação de uma escola de alto nível voltada para a formação de quadros altamente qualificados para a administração pública.Luiz Henrique mostrou-se otimista e satisfeito com os resultados obtidos na reunião com os diretores da Ecole Nationale D'Administration, Philippe Bastelica, diretor de Relações Internacionais, e Elene Mazeran, diretora
de Estudos. Conforme o governador, será enviado projeto de Lei à Assembléia Legislativa, viabilizando a criação da escola, que terá modelagem própria, mas seguindo características da escola francesa, com caráter binacional e algumas vagas reservadas a estudantes da América Latina.
"A escola visa formar quadros de excelência, com cursos de quatro anos e outros de aperfeiçoamento para servidores já atuantes. O currículo busca eficácia, eficiência e extrema consciência ética no trato das coisas públicas", sublinha Luiz Henrique, que adianta também outros detalhes, como a habilitação dos alunos nas línguas francesa e inglesa. Os melhores alunos, depois de formados, terão ocupação garantida na estrutura administrativa do Estado", explicou o governador.
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc), Diomário Queiroz, foi indicado pelo governador para chefiar o grupo de trabalho que tratará da implantação da escola e deve permanecer mais dois dias na França. Em seu retorno, o professor Diomário trará uma proposta para formalizar o processo, que será entregue ao governo e discutida na próxima reunião do Conselho Consultivo Superior de Governo (Consult). Com base nas observações do Consult, no final de abril ou início de maio será feita uma proposta final e assinado o acordo, em Santa Catarina, que permitirá a instalação da instituição. A construção, possivelmente no Sapiens Parque, deverá coincidir com as comemorações finais do Ano da França no Brasil, em 2009.
A École Nationale D"Administration é uma das mais prestigiosas das "grandes escolas" francesas, tendo sido criada e desenvolvida para formar funcionários públicos franceses e estrangeiros de grande responsabilidade e os preparar para assumir funções a nível nacional, europeu e internacional. A ENA recentemente completou 60 anos e, segundo sua direção, atualmente trabalha para firmar-se oficialmente como a Escola Européia de Governo. Entre os ex-alunos da escola constam dois presidentes da república, sete primeiro-ministros, dezenas de ministros, além da grande número de funcionários de carreira ocupantes de cargos-chave na administração francesa do pós-guerra.
Luiz Henrique embarcou de volta ao Brasil na noite desta quarta-feria e reassume o Governo do Estado nesta quinta-feira (31/01) pela manhã.
Deixe seu comentário