Leonel Pavan inicia viagem oficial à América Central e Estados Unidos para discutir intercâmbio e Segurança Pública

O vice-governador Leonel Pavan cumpre nova missão oficial ao exterior a partir de sexta-feira (9), quando participará de encontro empresarial na República Dominicana. Na seqüência, visitará a região da cidade de Orlando, no estado da Florida (Estados Unidos), em busca de subsídios e experiências na área de Segurança Pública.

 

Na República Dominicana, acompanhado do secretário de Assuntos Estratégicos, Alexandre Fernandes, Leonel Pavan participará, de sexta (9) a segunda-feira (12), do 14º Meeting Empresarial e Econômico, reunindo mais de 160 empresários brasileiros e da América Central, além de representantes de governos, quando serão tratados temas como: desenvolvimento econômico e político sustentável, o turismo pós-crise e a possibilidade de novos investimentos para Santa Catarina. Leonel Pavan também terá encontro de intercâmbio com o presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez, e com o ministro da Economia, Planejamento e Desenvolvimento daquele país, Juan Temístocles Mantás.

 

Em Orlando, nos Estados Unidos, a partir de segunda-feira, Leonel Pavan se integrará à comitiva catarinense formada por representantes da Policia Civil e Militar do Estado, além de deputados e autoridades do Tribunal de Contas. A comitiva deve visitar comandos de polícia, locais de treinamento, penitenciarias públicas e privatizadas, exposição e apresentação de novos equipamentos para Segurança Pública, além de participar de palestras sobre administração e controle de gastos públicos. "Fortalecer ainda mais o setor de Segurança Pública e afinar a unidade de atuação entre as polícias são algumas de nossas metas administrativas junto com o governador Luiz Henrique. Por isso, vamos buscar experiência em setores especializados dos Estados Unidos, país que já evoluiu muito neste setor", explica Pavan.

 

O retorno está previsto para o dia 20 de outubro, após uma visita também à cidade de Nova Iorque, onde o vice-governador terá audiência com o ex-prefeito Rudolph Giuliani, responsável pela implantação da política de "Tolerância Zero", que melhorou a Segurança Pública na cidade e virou referencia mundial no setor.

 

A comitiva, na visita ao setor de Segurança Pública da cidade de Orlando, é integrada pelo subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz da Silva Maciel, e o coronel PM Marlon Jorge Teza, além do delegado chefe da Polícia Civil do Estado, Mauricio Eskudlark, e do delegado Renato Hendges, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais. Farão parte ainda deste grupo o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, José Carlos Pacheco; o desembargador Francisco Rodrigues de Oliveira Filho; o advogado Erivaldo Caetano, representante da OAB/SC, e os deputados José Natal e Kennedy Nunes.