Instalado Fórum Regional Sul da Comissão Nacional de Cartografia

O Fórum Regional Sul da Comissão Nacional de Cartografia (Concar) foi instalado na tarde desta sexta-feira (09), pelo secretário executivo da Concar e diretor de Geociências do IBGE, Luiz Paulo Souto Fortes. O evento ocorreu no auditório da Secretaria da Administração, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

 

Participaram da solenidade de instalação o diretor de Geografia e Estatística da Secretaria de Estado do Planejamento, Murilo Collaço, que representou o secretário Altair Guidi, o coordenador do Fórum Regional Sul, Ademir Koerich, o diretor presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná (ITCG) e a representante da Secretaria
do Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul, Suzana Beatriz de Oliveira.

 

Durante a reunião, Luiz Paulo Fortes apresentou o decreto presidencial 6.666/2008, que instituiu a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e atribuiu à Concar a responsabilidade de elaborar um plano de ação que garanta sua implantação. Os objetivos do INDE, segundo o decreto, é organizar a geração, o armazenamento e o compartilhamento de dados geoespaciais e incentivar a produção de informações por órgãos de todos os níveis do Governo.

 

Segundo Luiz Paulo Fortes, o decreto permitiu a ampliação da representatividade da Concar, já que estabeleceu a participação dos estados nas discussões sobre produção cartográfica e dados geoespaciais, por meio dos Fóruns Regionais. "Deixamos de ser uma Comissão Federal e nos tornamos uma Comissão Nacional. A expectativa é de que as ações dos membros dos fóruns regionais se realizem de forma integrada", declarou o secretário executivo da Concar. O Fórum Regional Sul, instalado hoje, é composto por dois representantes de cada estado.

 

A implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, reforçada pelos fóruns regionais, garantirá um maior acesso da população às informações territoriais. No âmbito da gestão pública, o INDE vai ampliar a capacidade de resposta do governo, pois servirá como ferramenta de decisão estratégica.

 

As regiões Nordeste e Centro Oeste já têm seus fóruns regionais. Até o fim de outubro serão realizadas as instalações dos fóruns no Norte e no Sudeste, concluindo a etapa regional.

 

Os membros presentes na instalação decidiram que haverá um rodízio de reuniões entre os estados, para garantir uma participação mais integrada. O próximo encontro do Fórum Regional Sul será em Curitiba, no dia 27 de outubro, no auditório do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná.