O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até oito de setembro para 32 cursos gratuitos de qualificação profissional. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.327 vagas em 12 cidades: Araranguá, Caçador, Chapecó, Criciúma, Faxinal dos Guedes, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lageado Grande, São José, Urupema e Xanxerê. Além dos cursos serem totalmente gratuitos, não é cobrada nenhuma taxa de inscrição.
Os cursos de qualificação são ofertados na modalidade formação inicial e continuada (FIC) e são voltados para o aperfeiçoamento profissional em diversas áreas. São cursos rápidos, com cerca de três meses de duração.
Os pré-requisitos, tanto de idade quanto de escolaridade, variam de um curso para o outro e podem ser conferidos nos quadros de vagas dos editais 24 e 25 disponíveis no site do concurso. Os quadros também apresentam os dias e horários em que serão realizadas as aulas, a duração do curso, o número de vagas ofertadas e a carga horária do curso.
A seleção dos candidatos será feita por meio de sorteio público, exceto para o curso de Dificuldades de Aprendizagem, ofertado pelo Campus Caçador, e para o curso de Leitura e Formação de Leitores, do Campus São José. Para esses dois cursos, a seleção será feita por análise socioeconômica.
As inscrições podem ser feitas diretamente no site. Para candidatos que não possuem acesso à internet, o IFSC disponibiliza computadores para isso em todos os campus. O resultado sai no dia 11 de setembro, a partir das 18h.
Confira abaixo os cursos oferecidos em cada cidade:
Araranguá
Qualificação Profissional em Libras
Caçador
SOS Matemática
Manipulação de Alimentos
Assistente de Planejamento e Controle de Produção
Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros - Básico
Matemática: Equações, Sistemas Lineares, Funções e o uso do GeoGebra
Química: Intensivo para o Enem e Vestibular
Dificuldades de Aprendizagem*
*curso ofertado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Calmon. As aulas serão no Câmpus Caçador.
Chapecó
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos*
*as aulas serão no Mercado Público de Chapecó - Avenida Nereu Ramos, 1750-E - Passo dos Fortes
Criciúma
Partida e Proteção de Motores Elétricos
Inversor de Frequência Soft Starter
Cadista para Construção Civil - Básico
Sistemas Eletropneumáticos
Desenhista Mecânico
Faxinal dos Guedes
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos*
*as aulas serão na Sala de Reuniões da Extensão da Saúde, Rua São Pedro, 259, Centro.
Gaspar
Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros - Básico*
Inclusão Digital para Produtores Rurais
*curso ofertado em parceria com a Cáritas Diocesana de Blumenau.
Itajaí
Tear Manual
Leitura: Teoria e Prática
Introdução ao Monitoramento de Algas Nocivas e Ficotoxinas
Tecnologias Educacionais
Avaliação Ensino-Aprendizagem
Direitos Humanos
Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica
Jaraguá do Sul
Bombeiro Civil*
*as aulas serão no Corpo de Bombeiros na Rua Manoel Francisco da Costa, 7600, João Pessoa.
Lageado Grande
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos*
*as aulas serão na Câmara Municipal de Vereadores de Lageado Grande, Rua Vitória, 410, Centro.
São José
Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica
Formação Básica em Desenho Técnico Auxiliado por Computador
Leitura e Formação de Leitores*
*curso ofertado em parceria com a SDR/18ª Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis (Gered). As aulas serão no Câmpus São José.
Urupema
Confeitaria I
Xanxerê
Produção de Texto Dissertativo-argumentativo: o Enem como Horizonte
Escola da Cidadania e dos Saberes*
*as aulas serão na Sala da FCDX em Xanxerê, Rua José Bonifácio, 301, e também no Câmpus Xanxerê, Rua Euclides Hack, 1603.
Deixe seu comentário