Iniciativa faz parte do Centro de Inovação em Gastronomia da Abrasel/SC

Após quatro anos de pesquisas e visitas técnicas, em 2020 a Abrasel Santa Catarina lançou o primeiro habitat de inovação dedicado ao mercado da gastronomia - o Centro de Inovação em Gastronomia da Abrasel (Ciga) - para promover ações inovadoras a toda a cadeia produtiva da alimentação fora do lar. Neste mês de julho o CIGA inicia as atividades da sua incubadora de empresas, a Fermento, uma iniciativa para gerar desenvolvimento de startups relacionadas ao segmento (food techs).

Com parceiros referência no ecossistema de inovação local - o Sebrae/SC, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a patrocinadora Sodexo - a gestão é realizada pelas equipes da Mauá Ventures e da Abrasel, com a premiada metodologia MidTec, desenvolvida pela Acate.

Agora, a Fermento passa a integrar a rede MidTec de incubadoras. "Estamos procurando soluções tecnológicas inovadoras para o setor e a primeira chamada de startups se encerra em 10 de agosto pelo site", afirma Raphael Dabdab, presidente da Abrasel.

 Ele explica que o alvo da Fermento são startups em estágio inicial, que já possuem uma ideia de negócio, mas que precisam de estruturação.

"A abrangência é estadual e a ideia é encontrar empresas que tenham relação com os desafios do setor", explica, citando exemplos como soluções para meios de pagamento, custos de venda, open banking, open delivery, e-commerce, presença digital, produtividade (automação, equipamentos) e gestão financeira.

"São nortes do processo seletivo, mas nada impede que uma startup proponha outros, que serão avaliados em termos de aderência e inovação ao longo do processo", diz.