Hospital Santa Isabel de Joinville bate recorde de transplantes em 2007
O ano de 2007 foi, sem dúvida, um marco para as equipes de transplantes do Hospital Santa Isabel. Foi neste ano que a instituição atingiu a marca de 1000 procedimentos relativos aos transplantes, incluindo captações e implantes de órgãos. Logo em seguida, o hospital atingiu o índice histórico de 500 implantes de órgãos, realizou cinco transplantes em um único dia e recebeu três troféus da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), pelo pioneirismo do trabalho realizado
O balanço anual, realizado na última semana pela equipe do hospital, revelou números surpreendentes. Somente no ano de 2007 foram realizados 74 transplantes de fígado e 60 de rins, sendo que os recordes anteriores eram de 44 e 50, respectivamente. O crescimento é de 68% nos procedimentos hepáticos e 20% nos renais. No total, o Hospital Santa Isabel possibilitou uma nova vida a 136 pessoas, que receberam, em Blumenau, um órgão sadio.
Um dos fatores que podem ser apontados como fundamentais no aumento dos números de transplantes é a conscientização popular. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Santa Isabel realizou uma série de atividades na comunidade, com o objetivo de desmistificar os procedimentos e diagnósticos. ?Fizemos uma série de palestras em escolas, universidades, terminais de ônibus e empresas?, afirma a enfermeira e coordenadora da CIHDOTT, Neide da Silva Knihs. Para ela, outra situação que está colaborando muito para o trabalho do Santa Isabel é o aumento do número de hospitais fazendo captações, num esforço coletivo das equipes de captação dos hospitais transplantadores com a central de transplantes de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação - Hospital Santa Isabel
Deixe seu comentário