'Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990)' retrata as principais fases vividas pelo Cavaleiro da Esperança
O livro Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990) (Expressão Popular), de autoria da historiadora marxista, e filha de Luiz Carlos, Anita Leocádia Prestes, será lançado nesta quinta-feira, 6, às 19h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
A obra descreve as principais fases vividas pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), desde 1958, suas vitórias e derrotas, durante períodos de legalidade e de clandestinidade, e as disputas ideológicas envolvendo os principais dirigentes.
O ápice dessas divergências acontece em março de 1980, quando Prestes rompe com o partido e divulga a famosa "Carta aos Comunistas", em 1980, e passa a percorrer o país defendendo a formação de um partido realmente revolucionário.
O trabalho de investigação da historiadora é sustentado por documentos e publicações conhecidas e até por documentos inéditos, visando registrar uma faceta verdadeira do trabalho de Prestes dentro e fora do PCB.
Historiadora e professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anita Leocádia também é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou.
Anita Leocádia Prestes é filha de Luiz Carlos Prestes, também conhecido como "Cavaleiro da Esperança", e Olga Benário. Depois do insucesso do levante comunista de 1935, Olga foi entregue por Getúlio Vargas para o governo nazista de Hitler quando estava grávida de Anita em 1936.
Nascida em um campo de concentração de Barnimstrasse (Alemanha), Anita foi afastada da mãe com 14 meses de idade e entregue para a avó paterna, Leocádia Prestes, em decorrência das pressões da campanha internacional dirigida pela família. A história é contada no filme "Olga".
Deixe seu comentário