Guidi participa de reunião sobre os preparativos para o lançamento do Projeto Acorde Plantas Nativas
O secretário de Estado do Planejamento, Altair Guidi, se reuniu na tarde desta terça-feira (15) com o grupo técnico de trabalho do Projeto Acorde Plantas Nativas, para discutir sobre os preparativos para o lançamento oficial do projeto, que acontece na próxima segunda-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, em solenidade com assinatura de decreto estadual pelo
governador Luiz Henrique e com o plantio de mudas no pátio do Centro Administrativo do Governo do Estado.
Participaram da reunião o diretor de Planejamento, Norton Boppré, os membros da SPG, Sérgio Sachet, Leonora Luz Portela e Paulo Vitola; representantes da Epagri, Fapesc, Secretaria de Estado da Educação e da Casa Militar.
O evento será realizado às 9h30min no jardim em frente ao Anexo 3 do Centro Administrativo do Governo do Estado.
Aproximadamente 170 unidades escolares da rede pública de Santa Catarina já começaram a receber materiais educativos sobre o Acorde Plantas Nativas, que buscam conscientizar os alunos a respeito de boas práticas ambientais e incutir-lhes o conceito de sustentabilidade ambiental. Para os alunos até a 7ª série do Ensino Fundamental, serão distribuídos gibis educativos ("Almanaque da Biodiversidade"), com jogos e estórias que enfocam a conservação da biodiversidade. Aos alunos a partir da 8ª série serão entregues folders que abordam o mesmo tema, mas com linguagem adaptada ao público jovem. Os professores receberão manuais de plantio, para que selecionem as espécies que serão plantadas nas escolas e orientem seus alunos.
Também estão sendo elaborados materiais explicativos que serão entregues às secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), para esclarecimento de dúvidas quanto à implantação do projeto. Desenvolvido pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Regional, Educação, Agricultura e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Epagri, Fapesc e da Fatma, o Acorde Plantas Nativas tem por objetivo principal propor uma nova estratégia de conservação da biodiversidade catarinense.
A implantação do projeto será por meio das prefeituras, contando ainda com a participação da comunidade científica, de instituições públicas e privadas e dos cidadãos catarinenses.
O projeto tem o objetivo de promover o resgate, cultivo e a reintrodução das plantas nativas catarinenses no meio ambiente urbano de todos os municípios do Estado; a substituição gradativa das plantas exóticas invasoras por plantas nativas nas áreas públicas e nas unidades de preservação; a valorização das plantas nativas que ocorrem nos ecossistemas das diferentes regiões de Santa Catarina, por meio de intenso trabalho de educação ambiental; o levantamento, identificação e revitalização dos jardins projetados e implantados por Roberto Burle Marx em Santa Catarina - em 2009 comemora-se o centenário de nascimento do paisagista brasileiro; e o reconhecimento dos inestimáveis serviços prestados pelos naturalistas Fritz Müller, Padre Raulino Reitz e Maike Hering Queiroz em defesa da biodiversidade no Estado.
Deixe seu comentário