A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) inaugura nesta semana as novas instalações da Polícia Militar de Urussanga e da Polícia Civil de São João do Sul, além de ativar a sede do Núcleo Regional de Perícias (NRP) de Sombrio. A agenda no Sul do Estado inicia na quinta-feira, 17, e será concluída no dia seguinte. Também está prevista a inauguração do sistema de videomonitoramento urbano de Urussanga.
O primeiro compromisso está previsto para as 14h, com a inauguração da nova Delegacia de Polícia de São João do Sul. A edificação foi construída numa área de 206,91 metros quadrados, de um pavimento, com salas para delegado de polícia, cartório, comissariado e alojamento. A SSP investiu R$ 393,7 mil na execução da obra.
Na sequência, às 17h, em Sombrio, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, participa da solenidade de inauguração do NRP de Sombrio. A nova unidade da Perícia Oficial de Santa Catarina funciona em um prédio que pertence ao patrimônio público municipal, localizado na rua Vereador Celso Gervásio Cardoso, centro da cidade.
O imóvel conta com seis salas, dois banheiros, cozinha e estacionamento para veículos oficiais. No local, funcionará o Instituto de Identificação (II); o Instituto de Criminalística (IC), com o setor de locais de crimes e perícias especiais; e o Instituto Médico Legal (IML), com os setores de lesões corporais e exames para comprovação de violência sexual.
Para o diretor-geral do IGP, perito criminal Rodrigo Tasso, com esta ação, o governo estadual redimensiona os serviços públicos ampliando sua meta de atendimento e atuação, possibilitando um serviço de qualidade e eficiência às pessoas do município de Sombrio e região.
Urussanga recebe sistema de videomonitoramento urbano
Urussanga é a próxima cidade a receber o sistema de videomonitoramento urbano. A inauguração oficial acontece nesta sexta-feira, 18, a partir das 11h, com a presença do secretário César Augusto Grubba; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Nazareno Marcineiro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila. São 10 câmeras de vigilância instaladas na área central da cidade. As imagens são monitoradas pela Central Integrada de Videomonitoramento que funciona na sede da 2ª Companhia da Guarnição Especial de Içara. Hoje o videomonitoramento funciona em 48 municípios com 1,1 mil câmeras de vigilância operando.
Uma das novidades do sistema é que as imagens são compartilhadas com a Polícia Civil, auxiliando na identificação de criminosos e no trabalho investigativo. O investimento total foi de R$ 190,7 mil, valor custeado pela SSP e prefeitura municipal de Urussanga.
Estatísticas mostram uma redução criminal em áreas monitoradas. “Os arrombamentos praticados foras do horário comercial tiveram redução de 70%. “A intenção é levar o sistema para o maior número possível de cidades”, diz o secretário Grubba. Ele explica que o Pacto pela Segurança, lançado em outubro de 2012, prevê investimento na ampliação do sistema de videomonitoramento em mais 100 municípios, o que representa mil novos pontos monitorados por câmeras. Também na sexta feira, será inaugurado o quartel da Polícia Militar de Urussanga.
Deixe seu comentário