Pelo menos 50 ambulâncias e 26 caminhões de combate a incêndio complementarão o investimento

Mais de 90 veículos e 1000 kits de proteção. Este é o maior investimento do Governo do Estado no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, dos últimos 30 anos.

“A última grande compra de equipamentos foi em 1982, quando eu ainda era cadete na academia e sonhava ser bombeiro”, declarou o comandante-geral dos bombeiros, coronel Marcos Oliveira, nesta sexta-feira, quando o governador Raimundo Colombo anunciou a autorização da compra de R$ 30 milhões em veículos e equipamentos individuais para a corporação. “Santa Catarina já conta com a segunda maior cobertura do país contra incêndios, que agora vamos continuar ampliando", declarou o governador.

Oliveira explicou que a compra desses equipamentos vai ajudar a aumentar e melhorar a atuação dos bombeiros nos municípios de fora da Grande Florianópolis, "hoje temos organizações dos bombeiros em 112 municípios do Estado. Os novos veículos vão nos ajudar nessa descentralização e, com certeza, vão reduzir nosso tempo de resposta para qualquer desastre”, completa o coronel.

Dos 93 novos veículos, parte são 50 ambulâncias e 26 caminhões de combate a incêndio, além da compra de uma autoplataforma, veículo que serve para combater grandes incêndios. Completam o número de viaturas, equipamentos especialmente adaptados para atuar em terrenos adversos: 15 caminhonetes 4x4 e um caminhão 4x4 para o transporte de tropas.

O investimento do Pacto por Santa Catarina também permitirá compra de equipamentos para a atuação individual dos bombeiros. Serão 1000 kits de proteção que garantem a segurança na prestação do serviço com capacete, calça, jaquetas, botas e luvas de aproximação, além de equipamentos de proteção respiratória para permitir a atuação em ambientes tomados por gases tóxicos.