Governo de SC assina acordo de cooperação técnica com o Governo do Espírito Santo
O secretário de Estado da Educação (SED), Paulo Bauer, e o secretário da Educação do Espírito Santo (ES), Haroldo Corrêa Rocha, assinaram nesta terça-feira (15/01), em Florianópolis, um acordo de cooperação técnica para a cessão de direito de uso, transferência de conhecimento, auxílio na adequação do aplicativo às necessidades iniciais da SEDU-ES e apoio na aplicação do Sistema Serie Escola (Sistema de Registros e Informações Escolares), na rede pública estadual do ES. Trata-se de um termo de aditamento ao convênio de cooperação técnica que conta com a participação direta do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), representado pelo diretor presidente Hugo Cesar Hoeschl, e pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo, representado pelo diretor presidente Deosdete José Lorenção, com a interveniência das duas secretarias de Educação.
Para concretizar essa parceria entre os dois estados, foi elaborado um plano de trabalho que será desenvolvido em quatro fases: estudo da solução "Sistema SERIE Escola", tendo como objetivo ampliar o atendimento da equipe do projeto de implantação do Sistema de Gestão Escolar na rede pública estadual do ES; adequação do aplicativo "Sistema SERIE Escola", para definição da versão inicial do aplicativo, com itens imprescindíveis para a implantação em menor tempo possível; homologação do aplicativo "Sistema SERIE Escola", que irá validar algumas mudanças definidas nas fases anteriores; e por último a implantação de um projeto piloto em grupo de escolas para teste e definição da melhor abordagem para a ampliação em toda a rede de ensino.
Santa Catarina tem um sistema modelo implantado ao longo de 15 anos e que está sendo atualizado e por isso a parceria com a Secretaria da Educação do Espírito vai permitir aperfeiçoarmos ainda mais o SERIE, explica o secretário Paulo Bauer. "Nosso sistema é de gerenciamento da educação, incluindo partes da área da saúde, no que se refere a licenças para tratamento médico. As juntas médicas não têm esses dados informatizados e conseguimos uma reunião com elas para fazermos esse trabalho", informa a diretora de Desenvolvimento Humano da SED, Elizete Mello.
De acordo com o secretário Haroldo Corrêa Rocha, o estado do Espírito Santo está atrasado em termos de informações em seus processos. "Buscamos boas experiências em vários estados brasileiros e encontramos em Santa Catarina o SERIE, sistema mais completo para nossas necessidades educacionais", afirma. Além do desse sistema, o secretário ressalta ter encontrado "grande disposição" por parte da SED e do Centro de Informática
e Automação de Santa Catarina (Ciasc) para estabelecer uma parceria que já está sendo concretizada. "Queremos uma parceria de mão dupla", declara.
Além dos secretários da Educação, participaram da solenidade de assinatura do acordo: o diretor geral, Silvestre Heerd; a diretora de Desenvolvimento Humano, Elizete Mello; o diretor de Organização, Avaliação e Controle,
Fábio Alexandrini - todos da SED; o chefe de Gabinete do Ciasc, Eduardo Sguario dos Reis. Do governo do Espírito Santo estiveram presentes: o gerente de Tecnologia e Informação da Secretaria da Educação, Genilson Gomes Corradi e o assessor especial Mauro Hiroshi Shimamoto; e o diretor presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest), Deosdete José Lorenção. A comitiva do Espírito Santo, com exceção do secretário da Educação, permanece em Florianópolis nesta quarta-feira para conhecer de perto como funciona o Sistema SERIE/DH e visitarão o Ciasc.
SERIE/Educação - O Sistema de Registro e Informações Escolares (SERIE Educação) serve de referência para outros estados da federação por ser o único sistema informatizado, com uma base de dados inédita no país, que permite acompanhar on-line o gerenciamento das escolas. A iniciativa de expandir o sistema partiu dos Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, em parceria com o CIASC, que desenvolve o software de gestão educacional. Através do número de matrícula de qualquer estudante da rede pública estadual os pais podem, a qualquer momento, saber informações sobre a vida escolar do seu filho, os projetos pedagógicos desenvolvidos pela instituição e a situação funcional dos professores de qualquer município catarinense.
Deixe seu comentário