Governador participa de anúncio do Plano de Ação para período de chuvas no Sul
-
(Fotos: Divulgação/Secom)
Com a aproximação do período de chuvas nas regiões Sul e Sudeste do país, o Governo Federal decidiu anunciar seu Plano de Ação para estas regiões. O governador Raimundo Colombo estará presente na cerimônia, marcada às 11 horas desta quarta-feira, 12, no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, apresentará as medidas já tomadas para proteger e atender a população frente aos desastres naturais. “Sem dúvida este é um período do ano que muito nos aflige, mas tanto o Governo do Estado quanto o Governo Federal já estão atuando para que os tristes episódios vistos no passado não se repitam”, expressa Colombo.
Uma das ações colocadas em prática pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) foram os simulados de preparação para capacitar as populações que vivem em áreas com risco de desastres naturais nas capitais do Sul e do Sudeste, realizados até a primeira semana de dezembro. Com a proximidade da época de maior incidência de chuvas, o treinamento ficou voltado para sete estados prioritários (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná).
Em Santa Catarina, o treinamento foi realizado no Morro do Baú e contemplou simulação dos procedimentos executados durante desastres, entre eles a emissão de alertas à população, o acionamento de sirenes, além da retirada dos moradores de casas localizadas em terrenos vulneráveis e o cadastramento das famílias em abrigos previamente estabelecidos.
Deixe seu comentário