Melhorar a empregabilidade no setor de tecnologia da informação (TI) foi o principal foco da primeira reunião de planejamento do programa Geração TEC, nesta semana, na sede do SICOM em Chapecó. O encontro foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), Instituto Internacional de Inovação (i3), Associação de Empresas de Tecnologia de Santa Catarina (ACATE) e Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC) e reuniu associados do DEATEC, representantes de instituições de ensino e representante de entidades parceiras.

O Geração TEC é um programa do governo do Estado, vinculado ao plano SC@2022, que cria oportunidades para jovens e adultos por meio da capacitação e qualificação profissional, visando incentivar a inovação e estimular o ingresso de jovens no primeiro emprego no setor de tecnologia. Em 2013, será desenvolvido pelo segundo ano em Chapecó.

Durante a reunião, o coordenador pedagógico do programa, Marcos Molinari, apresentou o panorama do Geração TEC, no ano de 2012, na região (Chapecó e Pinhalzinho), o que oportunizou fazer um comparativo com as demais regiões do Estado, além de destacar o significativo número de inscritos selecionados e formados durante o processo.

Visando enquadrar os participantes do Geração TEC no mercado de trabalho, será lançada nos próximos dias, uma pesquisa de mapeamento da demanda da empregabilidade no setor de Tecnologia da Informação na região oeste. A iniciativa será conduzida pelo DEATEC e pode ser preenchida pelas empresas de base tecnológica e também pelas empresas que tenham um setor de TI estruturado.

Molinari lembrou que o governo do Estado está disposto arcar com as despesas e capacitar quantos profissionais forem necessários para solucionar a carência de mão de obra qualificada no setor. Por isso, o projeto Geração TEC, por meio da SDS, foi criado de forma maleável, visando atender a demanda conforme a característica e a necessidade dos empresários de cada região.

O preenchimento do mapeamento e a participação dos empresários de TI são fundamentais para o planejamento adequado das atividades do Geração TEC em 2013. “Este ano exigiremos ainda mais dos alunos e da instituição de ensino que capacitarão esses profissionais, buscando melhorar os índices de empregabilidade dos alunos formados. Esta é a contrapartida que precisamos dar ao Estado, justificando os investimentos que vêm sendo feito em nossa área”, concluiu o presidente da DEATEC, Ernani Zottis.

O mapeamento será realizado de forma on-line por meio do sitehttp://geracaotec.sc.gov.br/w/empresa.php .

GERAÇÃO TEC
O programa foi criado para preencher a significativa quantidade de vagas do setor de TIC em aberto, uma vez que o setor é de importância estratégica para o Estado, e encontra-se ameaçado pela falta de profissionais qualificados. No Oeste Catarinense, é capitaneado pelo DEATEC, que realiza os processos de seleção, acompanhamento das aulas e encaminhamento dos formados ao mercado.