Gasoduto da Serra será o maior de Santa Catarina

Com extensão de 230 quilômetros, beneficiando cerca de 30 municípios, o Gasoduto da Serra Catarinense, ligando Indaial, no Vale do Itajaí, a Lages, na região serrana, será o maior do estado em extensão. O investimento previsto é de R$ 180 milhões.

A informação foi prestada pelo presidente da SCGÁS, Ivan Ranzolin, por ocasião da cerimônia de apresentação à comunidade do projeto executivo do referido gasoduto. O ato, organizado pela SCGÁS e ACIL-Associação Empresarial de Lages, aconteceu no Centro Serra Eventos, em Lages, sendo presidido pelo governador Luiz Henrique da Silveira.

Com o centro de eventos completamente lotado, Ranzolin convidou o Diretor Técnico-Comercial da SCGÁS, Walter Fernando Piazza Júnior a realizar uma apresentação técnica do projeto.

O presidente da SCGÁS acrescentou que agora a empresa deu início aos procedimentos para obtenção das respectivas licenças junto ao Dnit, IBAMA, IPHAN e outros órgãos, com o que estará habilitada para iniciar a obra.

Roberto Amaral, Presidente da ACIL destacou que ?esta é uma conquista dos empresários serranos e da SCGÁS¨, renovando a certeza de que a chegada do gás natural impulsionará a economia do município e da região.

Eduardo Pinho Moreira, presidente da Celesc e do Conselho de Administração da SCGÁS, falou em nome dos acionistas, destacando que todo o processo foi executado em apenas dois anos, pois o Edital havia sido lançado em 8 de março de 2006 em solenidade realizada no Centro de Convenções da Pousada Rural do SESC.

Renato Nunes de Oliveira, prefeito municipal, destacou que estava orgulhoso por ver que as obras terão início ainda durante seu governo.

Protocolo comemorativo

Na oportunidade, a SCGÁS e a Klabin S/A (cliente âncora), assinaram um Protocolo Comemorativo á apresentação do projeto executivo. O documento foi assinado pelo governador Luiz Henrique; presidente da SCGÁS, Ivan Ranzolin, e pelo diretor industrial da Klabin S/A, Sadi Carlos de Oliveira.

O governador manifestou sua satisfação pelo estágio do processo que visa dotar Lages e a região serrana de um combustível moderno, econômico e ecologicamente correto.

Acrescentou que o governo do estado está aplicando recursos em vários outros setores da economia regional, visando incrementá-la gerando mais empregos e reforçando a economia.

Abastecimento de gás natural

Antecedendo a apresentação do projeto executivo do gasoduto da serra, o governador esteve no posto Guarujá, acompanhado dos diretores da SCGÁS e da ACIL, bem como da Mime Distribuidora, de Jaraguá do Sul, para inauguração do sistema de gás natural nesse posto.

Localizado á Avenida Dom Pedro II, 1.131, o Posto Guarujá, de propriedade de Airton Sírtoli, é o primeiro a abastecer com Gás Natural no município de Lages.

Ivan Ranzolin anunciou na oportunidade que por enquanto o abastecimento do posto será através de caminhões. Com a construção do gasoduto, esse e outros serão abastecidos diretamente pela rede de distribuição de gás natural. Anunciou para este ano a implantação de postos de abastecimento de gás natural nos municípios de Curitibanos, Concórdia,