FCEE completa 40 anos de atividades voltadas à educação inclusiva
Instituição responsável pela definição e coordenação da política de educação especial no Estado, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), vinculada à Secretaria de Estado da Educação completa 40 anos de atividades, nesta segunda-feira, dia 5. Com uma extensa programação realizada pelos alunos e voltada à comunidade escolar, a FCEE atende em sua sede cerca de 600 estudantes matriculadas nos Centros de Atendimento Especializados, além de firmar parcerias com instituições governamentais e não governamentais que possibilitam o atendimento de aproximadamente 17 mil educandos.
Na solenidade de abertura, às 9 horas, com a presença da presidente Rosane Teresinha Vailatti e autoridades educacionais, haverá a apresentação da Fanfarra do Colégio ?Forquilhão? integrada a exibições artísticas e musicais. Durante as comemorações que vão se estender por todo o mês de maio destaca-se a homenagem da Assembléia Legislativa, a sessão solene da Câmara de Vereadores de São José e ainda atividades desportivas, culturais, show de talentos e palestras.
Com o objetivo de melhor articular as políticas públicas de atenção às pessoas especiais, a Fundação desenvolve ações relacionadas à proteção social, profissionalização, reabilitação e academização, a partir do compartilhamento de responsabilidades com 177 instituições especializadas (APAEs) e entre as Secretarias da Educação, da Assistência Social, Trabalho e Habitação, da Saúde. Também conta com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Regional, por meio das Gerências Regionais de Educação.
Para a inclusão dos alunos na rede regular de ensino, a FCEE oferece suporte técnico assessorando os Serviços de Atendimento Especializados por área de deficiência ou de transtorno, além da produção de recursos pedagógicos adaptados a cegos e surdos, impressão de livros didáticos em Braille para alunos do ensino fundamental, médio e de Educação de Jovens e Adultos.
Deixe seu comentário