Após voltar a abrir as inscrições para novos Agentes de Leitura por meio de edital, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulga os escolhidos na primeira fase da seleção. A próxima etapa será uma avaliação de conhecimentos dos candidatos, de natureza eliminatória e classificatória. Essa fase consistirá na aplicação de prova escrita e oral, a ser realizada em cada município participante, com data e horário a serem definidos.

Confira a lista dos selecionados:

ANITÁPOLIS
Giulieth Schmitz
Leonita Bohne

CAPÃO ALTO
Maria Gabriele Vieira Corrêa
Sabrina Aparecida Schneider

DIONÍSIO CERQUEIRA
Adriana Beatriz Carlotto
Andreia Aparecida Moraes
Daniele Cristine Lima da Cruz
Israel Felipe da Costa Gonçalves
Jessica Letícia Flores
Jorgeano Rauber
Jusiane de Oliveira Siqueira
Leandro Oliveira da Rocha
Luciana Ruviaro Balzan
Lucimara Cristina Pavin
Vera Lucia Rauber
Zeneide de Fátima Ferraz

ENTRE RIOS
Edilaine Maia
Gean Gilberto de Oliveira Volf
Jaqueline Gonçalves Rintzel
Misael Figueira

MONTE CARLO
Adriana Kososki
Aline Laeufer dos Santos
Ariane Cunen
Cleonice Gonçalves
Daiane Vas
Gessica Roberta Dalmolin
Jaqueline Correa de Souza
Jessica Moreira Lopes
Karoline Luiza Maciel Ruas
Katiane Cordeiro
Maiara Letícia Proencio
Neide Artifon
Thays Aparecida de Baros

MONTE CASTELO
Ana Paula Frederico
Luciane Fernandes dos Anjos

Sobre os Agentes de Leitura

O Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura, promove o programa Agentes de Leitura. De acordo com o presidente da FCC, Joceli de Souza, o objetivo geral do Agentes de Leitura está sendo alcançado. “Buscávamos a democratização do acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores no Estado e conseguimos”, disse o presidente. O projeto agentes de leitura tem como característica o atendimento às famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família e arranjos institucionais com secretarias de Estado das áreas de Educação e Assistência Social, prefeituras, bibliotecas e escolas.

Cada agente recebe, mensalmente, uma bolsa complementar de renda no valor de R$ 566,00 durante um ano, que é o tempo de vigência do projeto, uma bicicleta, uma mochila e um acervo literário de 100 livros para que possa realizar os atendimentos domiciliares com empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias e ações leitoras junto às famílias de suas comunidades. O compromisso do agente de leitura é dedicar 25 horas semanais ao projeto que são distribuídos em: encontro com 25 famílias; atividades em bibliotecas, escolas, pontos de leitura e outros espaços públicos; reunião de planejamento com o agente articulador e atividade de registro.

O programa, lançado oficialmente em outubro do ano passado, já conta com 22 agentes atuando em oito municípios catarinenses: Anitápolis, Balneário Gaivota, Capão Alto, Cerro Negro, Dionísio Cerqueira, Entre Rios, Monte Carlos, Monte Castelo. As atividades desenvolvidas são círculo de leitura, cirandas de livros, leituras compartilhadas, empréstimo de exemplares, contação de histórias, saraus artísticos, registros de contos populares e criação de clubes de leitura.

Dúvidas poderão ser esclarecidas e informações adicionais obtidas por meio do endereço eletrônico [email protected] , ou pelos telefones (48) 3953-2302 e 3953-2348.