Filmes brasileiros participam de mostra lusófona no Canadá

Seis filmes brasileiros, quatro portugueses e um angolano integram o cartaz do 4º Ciclo de Cinema Lusófono, que começa nesta sexta-feira na Universidade de Otawa, no Canadá, e se estende até o final de abril.

Organizado pela seção portuguesa do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas daquela universidade, o evento conta com a colaboração das embaixadas do Brasil, Portugal e Angola na capital canadense.

O representante angolano será "Herói" (2005), do diretor Zézé Gamboa. "O Bandido da Luz Vermelha" (1968), do cineasta brasileiro Rogério Sganzerla, é o filme inaugural do evento.

As outras películas brasileiras incluídas no programa são "Xica da Silva" (1976), de Carlos Diegues, "O Judeu" (1995), de Jom Tob Azulay, "Terra em transe" (1967), de Glauber Rocha, "São Paulo S.A." (1965), de Luis Sérgio Person, e "Iracema" (1976) da dupla Jorge Bodanzky e Orlando Senna.

Portugal estará representado os filmes "Alice" (2005), de Marco Martins, "Non ou vã glória de mandar" (2001), de Manoel de Oliveira, "Kiss Me" (2004), de António da Cunha Telles, e "Capitães de Abril" (2000), de Maria Medeiros.

O ciclo termina com a projeção do filme de Maria Medeiros "Capitães de Abril", precisamente em 25 de abril, dia em que se completam 34 anos da revolução que derrubou o regime de ditadura então vigente em Portugal