A regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e os Sindicatos patronais da indústria realizarão o curso Como prevenir Problemas Ambientais, nesta quinta-feira (27), das 08h30 às 17h30, na sede do SESI à avenida Getúlio Vargas, 150N, Sala 2 - 2º andar, em Chapecó.

Objetivo é contextualizar a evolução da temática ambiental, seu status e algumas tendências; descrever os principais passos a serem observados pelas empresas industriais para cumprir as normas e procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental e demais autorizações ambientais - outorga de uso dos recursos hídricos, autorização para supressão de vegetação - necessárias para a operação das empresas industriais.

Também buscará alertar para a importância de incorporar a dimensão ambiental às estratégias e aos processos de gestão das empresas; sensibilizar para a importância do associativismo e estimular a atuação coletiva por meio dos sindicatos empresariais e das ações realizadas pelo sistema de representação da indústria, para defender modificações que tornem as normas ambientais mais simples, claras e viáveis de serem cumpridas.

A programação inclui abordagens sobre problemas ambientais: os prejuízos são sérios; a legislação ambiental brasileira; como obter a licença ambiental?; vantagens da regularização; gestão ambiental e ecoeficiência.

Podem participar representantes de indústrias associadas e não associadas.

O palestrante será Luciano Dantas de Alencar, engenheiro florestal pela Universidade de Brasília (UNB) com especialização em Avaliação de Fauna e Flora para Estudos Ambientais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (IPOG).

É responsável técnico de mais de 150 projetos, incluindo estudos ambientais, auditorias e execuções de programas ambientais. Presidiu a Associação de Engenheiros Florestais do Distrito Federal (AEF/DF), sendo coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEEAGRO). Foi diretor administrativo do CREA/DF. Atualmente exerce a função de diretor de sustentabilidade na empresa Flora Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda.

Atividade também recebe o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do material Elétrico de Chapecó (Simec), Sindicato das Indústria de Cerâmica para Construção de Mármores e Granitos (SICEC), Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Oeste Catarinense (Simovale), Sindicato das Indústrias do Material Plástico e Artefato de Borracha do Oeste Catarinense (Sindiplasc), Simmex, Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon), Sindicato da Indústria da Construção Civil da Amai (SICOMAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Confederação Nacional da Indústria (CNIA inscrição pode ser feita pelo telefone 49 3321-7460 ou pelo e-mail: [email protected]

Siga-nos no Google notícias

Google News